segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Aneel vai definir se cancela a autorização de funcionamento da Termelétrica do Porto do Pecém

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, defendeu hoje, no Rio de Janeiro, a punição do Grupo Bertin pelo atraso na implantação da Usina Termelétrica José de Alencar, no Complexo Portuário de Pecém, no Ceará. O Bertin já havia sido multado, no ano passado, pelo atraso, pois a usina deveria estar em funcionamento desde 1º de janeiro de 2011. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deve definir, nos próximos dias, se vai cancelar a autorização de funcionamento da termelétrica. Movida a gás natural, a usina terá capacidade instalada de 310 megawatts.
Maurício Tolmasquim disse que encaminhou uma correspondência à Aneel declarando sua posição em relação ao assunto, mas a decisão é da agência. Ele explicou que nem o excedente de energia disponível hoje no país pode servir como justificativa para a quebra de contrato.
O presidente da EPE também adiantou que a empresa vai entregar ao Ministério de Minas e Energia, até o fim de março, o projeto das linhas de transmissão da Unisa Hidrelétrica de Belo Monte, que está sendo construída no Rio Xingu (PA), que vai usar linhas de corrente contínua para transporte da energia à Região Sudeste, e de corrente alternada ao Nordeste.
As declarações de Maurício Tolmasquim foram dadas no Congresso EnerGen LatAM, que reúne representantes do mercado de geração de energia da América Latina, no Rio de Janeiro, até o dia 1º de fevereiro.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...