quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A Cidade Maravilhosa está de luto, vejam estas fotos e reportagem do G1 do Rio de Janeiro. No mais, é orar, orar muito por essas pessoas

Paes diz que 'dano estrutural' pode ter causado desabamento de prédios

Segundo prefeito, um prédio de 10 andares e outro de 20 desabaram.
Posto foi montado para parentes buscarem informações sobre vítimas.

Do G1 RJ, com informações da Globo News


O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou na noite desta quarta-feira (25) que um "dano estrutural" pode ter causado desabamento de prédios no Centro do Rio de Janeiro. "Nós não sabemos a causa. Ouvi especulações mas o mais provável é que não tenha sido nenhum tipo de explosão, provavelmente foi um dano estrutural no prédio, mas isso é tudo agora especulação", disse.
"Não está descartada nenhuma hipótese, mas a possibilidade de que tenha sido vazamento de gás é muito pequena, provavelmente teve um problema estrutural num dos prédios que ocasionou o desabamento de ambos os prédios. A princípio são prédios comerciais", afirmou Paes.
Mapa de área do desaabamento (Foto: Arte/G1)
"A informação que nós temos é que foram dois prédios, a princípio um de 10 andares e outro de 20 andares. Existem pessoas lá dentro sim, as informações ainda são desencontradas do número de pessoas, ninguém sabe confirmar esse número de pessoas. O Corpo de Bombeiros está trabalhando intensante no resgate das vítimas", disse o prefeito. "Há pouco o zelador de um dos prédios, um rapaz de 20 e poucos anos saiu andando, o que é uma boa notícia".
O prefeito ressaltou que um posto foi montado para parentes possam ter informações sobre desaparecidos. "Nossa preocupação é sempre com familiares que eventualmente tenham parentes com quem não tenham conseguido falar. Pessoas que estejam sem informações sobre seus parentes, montamos um posto de informações. Temos assistentes sociais, pessoas dando informações, inclusive sobre o Hospital Souza Aguiar", ressaltou Paes.
"Não temos como chutar número de desaparecidos. As informações são desencontradas ainda, então não dá para dizer quantas pessoas estavam lá dentro, o que a gente tem de concreto são quatro vítimas não fatais que foram resgatadas e levadas para o Souza Aguiar".
O secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, confirmou que até o fim da noite de quarta-feira (25), cinco feridos foram atendidos no Hospital Souza Aguiar, no Centro: uma mulher de 28 anos, dois homens de 37 anos, um homem de 31 anos e um homem de 50 anos. "Dois ainda estão em observação. Até agora, sem nenhuma pessoa em estado grave identificada"
Dohmann acredita que teriam poucas pessoas dentro dos prédios no momento do desabamento. "Os bombeiros estão sendo auxiliados por cãe farejadores e um homem foi resgatado há pouco de dentro de um elevador", contou o secretário. "Até o momento nada aponta para um grande número de pessoas dentro dos prédios. Todas as pessoas retiradas dos prédios foram identificadas e atendidas sem maior gravidade", completou.
Parentes buscam informações
Dois prédios desabaram um pouco antes das 21h desta quarta-feira (25) na região da Avenida Treze de Maio, no Centro do Rio de Janeiro, segundo informações do Centro de Operações da Prefeitura.
Amigos e parentes cercam o local em busca de informações sobre pessoas que trabalham na região, enquanto a Guarda Municipal impede a aproximação, pelo temor de dano estrutural às construções vizinhas.
De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, há 60 homens da corporação no local do desabamento atuando no trabalho de socorro. Há bombeiros dos quartéis da Barra da Tijuca, de São Cristóvão e do Centro. Há 14 viaturas entre ambulâncias, caminhões de água e de escada magirus.
Prédio desaba no Centro do Rio (Foto: Marcelo Piu/Agência O Globo)Prédio desaba no Centro do Rio (Foto: Marcelo Piu/Agência O Globo)
De acordo com informações do Centro de Operações da prefeitura, a Avenida Almirante Barroso, entre a Rua Senador Dantas e Avenida Rio Branco, está interditada em ambos os sentidos. No twitter do Centro de Operações, a prefeitura faz um alerta: "Atenção motoristas! Evite a região da Cinelândia, Carioca e Rio Branco para não atrapalhar os trabalhos dos Bombeiros e Defesa Civil".
Segundo o Metrô Rio, as estações da Presidente Vargas, Uruguaiana, Carioca e Cinelândia foram fechadas. Com isso, a Linha 1 vai de Ipanema até a Glória e Linha 2, até Central.
O Centro de Operações Rio informou ainda que as linhas de ônibus 180 e 184, que passam pelo metrô do Largo do Machado até a Central, estão sendo reforçadas por conta do fechamento de quatro estações do metrô.


A Light desligou a luz nos arredores para evitar incêndios. Vinte viaturas da polícia foram acionadas para isolar a área.
Em nota oficial, o Theatro Municipal informou que o desabamento do edifício da Avenida Treze de Maio não causou prejuízos ao prédio, nem danos estruturais. A única parte atingida por escombros foi a bilheteria, no prédio anexo. Nenhum funcionário foi atingido.
Prédio desaba e causa destruição no Centro do Rio (Foto: Reprodução TV Globo)Prédio desaba e causa destruição no Centro do Rio (Foto: Reprodução TV Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...