terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Opinião

Por Newton Pedrosa*


A prefeita Luizianne Lins (PT) considera normal a possibilidade de uma pesquisa no partido para definir o nome que concorrerá à prefeitura de Fortaleza. Mas, para ela, só agora isso é normal, pois, o que pretendia era impor o nome do seu secretário Waldemir Catanho como candidato do peito.

Com a recusa incrível do suposto candidato, ela partiu para Elmano de Freitas, Secretário de Educação. Também não está dando certo projetá-lo nem dentro do partido nem perante as massas, pois, se trata de ilustre desconhecido um tanto alheio à política e impopular. Luizianne está como Ciro Gomes, deslocada e sem rumo até quanto ao seu futuro.

Decididamente a prefeita não anda de bom astral. Não bastasse o problema da sucessão, na semana que passou o senador Eunício Oliveira (PMDB) seu aliado, criticou a administração petista afirmando que a prefeita não teve nem tem um planejamento para a cidade. Pelo que se sente a chamada base aliada vai ter sérios problemas na definição da sucessão municipal.

Cada partido que a compõe quer ter o seu candidato à prefeitura. É assim com o PSB do governador Cid Gomes e do irmão, como é com o PMDB de Eunício Oliveira. E o PT também quer ter o seu candidato. Se dividirem ao ponto de se separarem, o PSDB do presidente Marcos Cals estará confortável para também lançar um nome.

CAPITÃO WAGNER
Não dá para entender o raciocínio de determinados setores da Imprensa local. Por fina força, como se diz em Porteiras, querem fazer do Capitão Wagner, da PM, candidato a prefeito de Fortaleza. Ora, mesmo suplente de deputado estadual, o nome do capitão não vai além das fronteiras da PM cuja greve danosa ele liderou. E a PM sozinha não elege ninguém.

UMA BOA...
A polícia sergipana deter a chatíssima Rita Lee, que no seu show de despedida de carreira nos palcos, em Aracaju, agrediu e ofendeu os milicianos que ali se encontravam para manter a ordem. Pena que tenha liberado logo em seguida.

TUCANAGEM...
não confundir com sacanagem! Incrível como esse PSDB paulista briga entre si. Depois disso ainda quer disputar eleição com o governismo. É Serra contra Aécio, Aécio contra Alckimin e Fernando Henrique no meio como siri.

SABEDORIA POPULAR


Visita é como defunto, após vinte e quatro horas começa a feder...

POESIA
" O Gondoleiro do Amor" (Trechos) - (Castro Alves 1847/1871)

"Teus olhos são negros,negros,
Como as noites sem luar...
São ardentes, são profundos
Como o negrume do mar!

Sobre o barco dos amores,
Da vida boiando à flor
Douram teus olhos a fronte
Do Gondoleiro do amor...

Tua voz é a cavatina
Dos palácios de Sorrento,
Quando a praia beija a vaga
Quando a vaga beija o vento!

E como em noites de Itália,
Ama um canto o pescador
Bebe a harmonia em teus cantos
O Gondoleiro do amor...

Teu sorriso é uma aurora,
Que o horizonte enrubesceu,
Rosa aberta com biquinho
Das aves rubras do céu..."

PROVÉRBIOS
Japoneses: "O dinheiro não tem ouvidos, mas, ouve; não tem pernas, mas, corre..." - "A rã, no charco, zomba do oceano..."

FRASE
"Nos cosmos as horas são infinitas e podem perder-se,porque qualquer delas será sempre substituída por outra, mas, no tempo vital, no tempo do homem, as horas são contadas e não se pode trocá-las;" Ortega e Gasset, filósofo espanhol 1883/1955).

HISTÓRIA - Depois do famoso comício do dia 13 de março de 64, poucos dias antes do golpe que seria desfechado pelos militares a 31 daquele mês, contra o presidente João Goulart, os ânimos se acirraram ainda mais entre governo e oposição. O clima era tenso e de incerteza e as esquerdas tomavam conta das ruas e do governo para também dar um golpe. Miguel Arraes, governador de Pernambuco, após conversar com setores da esquerda, esperava um avião no aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro. Conta Jorge Ferreira (João Goulart - uma biografia) que um amigo perguntou a Arraes se ele voltava tranquilo para o seu estado. "Demonstrando contrariedade, respondeu:" Volto certo de que um golpe virá. De lá ou de cá, ainda não sei. O que sei é que, venha de onde vier, eu serei a primeira vitima dele." Foi profético em tudo!

* Newton Pedrosa é jornalista e advogado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...