quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

De quem é a culpa? É do sistema

Já se tornaram corriqueiras notícias dando conta de que contratos de prefeituras pelo Brasil a fora, celebrados com diversas entidades, em geral ligadas a Universidades, são maculados por uma série de irregularidades, desde o favorecimento na escolha das tais entidades, até o superfaturamento e a terceirização dos serviços.
Mas o que não se vê é punição para esses dilapidadores do patrimônio público. Tudo bem, alguns são condenados pelos Tribunais de Contas ao pagamento de multas e ao ressarcimento ao Erário, porém, qual a efetividade dessas condenações? Casos há em que o Ministério Público, seja estadual, seja federal, ingressa com ações civis públicas por improbidade administrativa, mas essas ações demoram tanto nas prateleiras do Judiciário que dificilmente se ouve falar que fulano ou beltrano ficou inelegível por ter fraudado licitações ou superfaturado contratos públicos.

Um sem número de gestores que respondem e até já contam com condenações nos Tribunais de Contas ou que já foram condenados pela justiça de primeira instância voltam a se candidatar e chegam à reeleição, muitas das vezes com folga. Em tais casos se culpa o eleitorado por sua ignorância ou mesmo complacência com as atitudes deletérias desses políticos, mas a verdade é que não se pode culpar o povão por isso, uma vez que o dever de tirar essa gente de circulação é das autoridades fiscalizadoras e do próprio Judiciário que em não poucas oportunidades se quedam inertes.

Se não há punição por parte do sistema, como se pode esperar que o cidadão, por sua própria conta, alije os malfeitores da vida pública? Afinal, estamos ou não em um estado democrático de Direito, onde somente se tem por culpado aquele já condenado com sentença transitada em julgado?

O que é preciso é agilizar esses processos, sejam de prestações e tomadas de contas, sejam judiciais, para que não se dê tempo nem oportunidade para que esses agentes perniciosos ao serviço público se perpetuem eternamente no poder, principalmente porque hoje em dia o que menos importa é a coloração partidária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...