terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Inmetro Analisa Fita Isolante

imagem transparente
O Instituto selecionou 19 marcas de fitas isolantes para uso doméstico (classe C). Dessas, 5 eram brasileiras, 9 chinesas, 3 argentinas e 2 sem identificação do país de fabricação.
Foram realizados 4 tipos de testes: Resistência à tração e alongamento na ruptura, adesão ao dorso, rigidez dielétrica a temperatura ambiente e teste de chama.

Os resultados encontrados para o ensaio de resistência à tração demonstraram que das 19 (dezenove) marcas analisadas apenas 1 (uma), a DNI, apresentou valores 66% menor do que determina a norma. O que significa que a fita pode não resistir à força aplicada pelo consumidor, na sua utilização. Cabe ressaltar que o fabricante responsável pela marca, ao tomar conhecimentos da análise, informou ou Inmetro que o produto não se caracterizava como fita isolante e sim como uma fita sem cola de PVC, na qual a aplicação principal é o acabamento de chicotes automotivos e o agrupamento de vários cabos. No entanto, a embalagem apresentava a informação de que se tratava de uma fita isolante, induzindo o consumidor a erro.

No ensaio de adesão ao dorso, a marca DNI não pôde ser avaliada em virtude da sua composição não apresentar cola. Já a marca Brasfort, foi a única, das 18 (dezoito) marcas ensaiadas, que obteve um valor menor do que determina a norma, indicando uma redução da sua capacidade de adesão, facilitando assim um descolamento antecipado da fita o que provocar um choque elétrico.

Nos testes de rigidez dielétrica a temperatura ambiente e no de chama nenhuma marca analisada apresentou problema. Cabe ressaltar que os resultados encontrados evidenciam que não existem diferenças significativas entre os produtos nacionais e importados para os requisitos avaliados, pois das 19 (dezenove) marcas analisadas, apenas 1 (uma) brasileira e 1 (uma) chinesa apresentaram Não Conformidade.

A fita isolante é muito utilizada para proporcionar uma maior segurança nas instalações elétricas. Entretanto, apenas o fato do produto estar aprovado não garante completamente a segurança do consumidor, pois para além do atendimento às normas, o uso correto do produto e o cuidado com outros fatores na hora de fazer a instalação elétrica são fundamentais para evitar acidentes elétricos.

De acordo com o relatório da análise, existem muitas situações de risco que merecem cuidados. “Por falta de atenção ou desinformação, muitas pessoas têm sido vítimas de acidentes com eletricidade, algumas vezes fatais, pelo simples fato de tocarem ou se aproximarem demais dos fios elétricos.”

Assim, listamos a seguir algumas dicas para evitar acidentes com energia elétrica e para o uso correto de fitas isolantes.

Cuidados especiais:
  • Evite ligações improvisadas ou gambiarras;
  • Para evitar choques, coloque fita isolante nos fios desencapados ou emendas;
  • Mantenha a fiação longe do contato com a água;
  • A amarração dos fios não deve ser feita nas ferragens ou partes metálicas;
  • Evite deixar os fios elétricos espalhados pelo chão e sem proteção.
  • Antes de qualquer conserto nas instalações elétricas internas, desligue a chave geral (disjuntor).
  • Ao ligar aparelhos nas tomadas, verifique antes se o botão está desligado e se a voltagem (l27 ou 220 volts) é igual à indicada para o equipamento.
  • Ao desligar os aparelhos das tomadas, verifique antes se o botão ou chave estão desligados e depois puxe firme pelo plugue (e não pelo fio).
  • Coloque protetores nas tomadas ao alcance de crianças para evitar acidentes.
  • Cuidado para não esquecer o ferro elétrico ligado. Isto pode provocar acidentes graves e até incêndios, além de desperdiçar energia.
  • Desligue e retire o plugue da tomada quando for limpar os aparelhos eletrodomésticos.
  • Para evitar choques, coloque fita isolante nos fios desencapados ou nas emendas.
  • Mantenha os fios e plugues dos aparelhos sempre em perfeitas condições de uso para evitar curtos-circuitos. Não encoste fios e plugues em superfícies quentes.
  • Tomadas ou interruptores com partes derretidas ou queimadas devem ser substituídos.
  • Evite sobrecarregar a mesma tomada com vários aparelhos usando “T” (benjamim) ou extensões improvisadas. Não use bocais de lâmpadas como tomadas.
  • Não faça consertos nas instalações elétricas internas se não entender bem do assunto.

Fonte: Portal do Consumidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...