quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Opinião

Por Newton Pedrosa* 

O Congresso Nacional reinicia suas atividades na próxima semana, e a Câmara Federal, em particular, deverá se decidir sobre a chama Lei da Palmada. Esta lei tem caráter demagógico e é daquelas que simplesmente não "pegam." A princípio, se pergunta: quem vai fiscalizá-la? Quem terá poderes para exigir e fazer o seu cumprimento?

Para alguns entendidos, além do mais, ela é inconstitucional não obstante não ter sido ainda aprovada em definitivo. Anda ainda na comissão para a qual foi remetida. Inconstitucional, dizem, porque é ou será uma ingerência do Estado na privacidade do cidadão, no caso, o pai de família.

Tenho muitos quilômetros rodados de idade e posso assegurar que uma palmadinha em menino teimoso nunca foi crueldade nem maldade, pelo contrário, um santo remédio. Dos meninos do meu tempo que receberam palmadinhas dos pais, nenhum se perdeu. Além do mais, atribuiu-se ao Padre Cícero o ensinamento segundo o qual, das palmadas dadas só se perdem as que caem no chão. E nenhuma delas até hoje caiu no chão.

PROVÉRBIOS

Italianos: "A mente ociosa é a oficina do demônio." - "A ausência é inimiga do amor."

LITERATURA

Vejam "Pensamentos Dela," versos de Àlvaro de Azevedo (1831/1852):

" Talvez à noite quando a hora finda
Em que eu vivo de tua formosura,
Vendo em teus olhos nessa face linda
A sombra do meu anjo de ventura.
Tu sorrias de mim porque não ouso
leve turbar teu virginal repouso,
A murmurar ternura.

Eu sei. Entre minha alma e tua aurora
murmura meu gelado coração.
Meu enredo morreu. Sou triste agora;
Estrela morta em noite de verão!
Preferiu amar-te bela no segredo
Se foras minha tu verias cedo,
Morrer na ilusão!

Eu não sou o ideal,alma celeste,
Vida pura de lábios recendentes
Que teu imaginar de encantos veste,
E sonhas nos teus seiso inocentes.
Flor que vive de aroma e de luar,
Oh, nunca possas ler do meu penar
As páginas ardentes!

Se em cantos de amor a minha fronte
Engrinaldo por ti, amor cantando,
Com as rosas que amava Anacreonte
É que - alma dormida -palpitando,
No raio dos teus olhos se ilumina,
Em ti respeita inspiração divina
E ela sonha cantando...

Mas, quando o tem amante fosse esposo -
E tu, sequiosa e lânguida de amor.

O embalasse no seio voluptuoso,
E o beijasses dos lábios o caço,
Quando tremesses mais,não te doera
Sentir que nessa peito que vivera,
Murchou a vida em flor..."

FRASE

"Conhecemos a amargura da derrota e a alegria do grande triunfo. De ambas tiramos a mesma lição: não pode haver vacilações. Devemos marchar em frente e conservar na paz o que conquistamos na guerra;" General MacArtur (1880/1954) quando da rendição do Japão às forças aliadas na Segunda Guerra Mundial.

FOLCLORE - O padre Raimundo Frazão, vigário de Paracuru, rezava missa e, na hora da comunhão mandou que as mulheres fizessem fila para comungar. Mas, primeiro as mulheres chamadas Marias, pois, era um treze de maio dedicado a Nossa Senhora de Fátima. Elas se movimentaram e provocaram uma tal balbúrdia que padre Frazão bateu no altar: "Atenção, não façam bagunça! Não é só porque se chamam Marias que vão bagunçar isso aqui não! Também aqui tem mais marias que folha de castanhola na rua..." E a calma voltou a reinar.

*Newton Pedrosa é jornalista e advogado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...