domingo, 26 de fevereiro de 2012

Termina horário de verão

Mudança nos relógios gerou economia de R$ 160 milhões, segundo órgão.
Neste ano, participaram as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, DF e BA.


 Do G1, em São Paulo

Terminou, à meia-noite deste sábado (25), o horário de verão deste ano, que abrangeu as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, o Distrito Federal e, pela primeira vez, a Bahia.

Para voltar ao horário normal, moradores dessas regiões devem atrasar os relógios em uma hora. Assim, o sábado terá uma hora a mais.

 Economia
A mudança durou 133 dias e gerou uma economia de R$ 160 milhões, de acordo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O órgão diz que essa economia tem como consequência a redução da tarifa de energia elétrica para o consumidor.

O horário de verão começou em 16 de outubro de 2011. Com os dias mais longos, o objetivo era reduzir o consumo de energia e aproveitar mais a luz do sol durante o verão.

A redução de energia foi de 0,5% em todos os subsistemas envolvidos, o que equivale a 8% do consumo mensal da cidade do Rio de Janeiro ou 10% do consumo mensal de Curitiba e 0,5% do consumo mensal de Feira de Santana (BA).

Segundo o ONS, os 133 dias de horário de verão representaram uma redução da demanda no horário de ponta da ordem de 2.555 megawatts, sendo 1840 megawatts no subsistema que abastece as regiões Sudeste e Centro-Oeste, 610 megawatss no subsistema do Sul e 105 megawatts no subsistema do Nordeste, referente à participação da Bahia. A redução representa 4,6% da demanda máxima dos três subsistemas, informa o ONS.

 Decreto
Desde 2008, com a edição de um decreto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o horário de verão se inicia no terceiro domingo de outubro e se encerra no terceiro domingo de fevereiro.

Quando ocorre coincidência entre o domingo de carnaval e o término da medida, como em 2012, o encerramento deve se dar no domingo seguinte. Neste ano, o carnaval foi comemorado entre os dias 18 e 21 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...