quarta-feira, 28 de março de 2012

Opinião

Por Newton Pedrosa*

Lula andou ironizando o lançamento da candidatura José Serra (PSDB) à prefeitura de São Paulo, certamente porque acredita na candidatura do seu pupilo Fernando Haddad (PT). O problema não é pra brincadeira nem pra ironia. Zé Serra está com 33% nas pesquisas de opinião, enquanto o petista Fernando Haddad não vai além dos três por cento onde empacou. Talvez a ironia fosse aceitável se o nome do PT fosse a Marta Suplicy com todas as suas idiotices. Marta, apesar dos pesares, tem ampla simpatia junto ao eleitorado paulistano. Por um capricho de Lula, entretanto, foi retirada da disputa.
O fanfarrão, apesar de tudo, não perde a oportunidade para falar besteira, mesmo na adversidade. Não lhe vai ser fácil tirar o Haddad dos três por cento, já que se trata de um ilustre desconhecido do eleitorado.
PROVÉRBIOS
MARTINICA: "Quando o gato não está, os ratos dançam." - "Não é bom diz er toda verdade..."
EXPULSÃO
A administração petista do Dr. Santana em Juazeiro do Norte é uma verdadeira babel. Toda semana tem um fato novo negativo. O último: brigou e expulsou o vice-prefeito Celestino do gabinete que este tinha na prefeitura.
AINDA JUAZEIRO
O ex-prefeito Raimundão (PMDB) corre o risco de não poder disputar a prefeitura de Juazeiro, pois, anda implicado com a Lei da Ficha Limpa. Se isso de fato ocorrer, lançará sua mulher em seu lugar.
FRASE
"Ataques terroristas podem abalar as fundações dos nossos maiores edifícios, mas eles não podem tocar as fundações dos Estados Unidos. Esses atos destroem aço, mas eles não podem arranhar a determinação de aço dos Estados Unidos;" Ex-presidente Bush sobre o atentado de 11 de setembro às torres gêmeas.
MESMA MESA
Apesar de integrarem uma base aliada que apóia a administração municipal de Fortaleza e o governo estadual, Ciro Gomes (PSB) e Luizianne Lins (PT) não podem sentar à mesma mesa. Em qualquer ocasião.
AMOR E POESIA
CANTO DE AMOR
"Eu via, e minha alma antes de vê-la
Sonhara-a linda como agora a vi,
Nos puros olhos e na face bela,
Dos meus sonhos a virgem conheci...
Era a mesma expressão, o mesmo rosto
Os mesmos olhos só nadando em luz,
E uns doces longes,como dum desgosto,
Toldando a fronte que de amor seduz!
E seu talhe era o mesmo,esbelto,airoso
Como a palmeira que se ergue no ar,
Como a tulipa ao por do sol saudoso
Mole vergando à viração do mar...
Era a mesma visão que eu dantes via,
Quando a minha alma transbordava em fé;
E nesta eu creio,como na outra eu cria,
Porque é a mesma visão,bem sei que é!
No silêncio da noite a virgem vinha
Soltas as tranças junto a mim dormir,
E era bela, meu Deus, assim sozinha
No seu sono de infante inda a sorrir..."
(Casimiro de Abreu 1837/1860)
ASSALTO
A polícia não conseguiu ainda identificar os bandidos que assaltaram a Câmara Municipal de Fortaleza, domingo último, e danificaram os caixas eletrônicos do Banco do Brasil. A polícia cearense, mais que nunca, enfrenta duro desafio da bandidagem que campeia no Estado. E nós, "ó!"
ESPAÇO DA FÉ
QUARESMA - (hoje) - Jesus tomou a iniciativa da preparação da ceia,para a qual se dirigiu com os doze apóstolos que havia escolhido. Leia o Evangelho de São Marcos, excelente oportunidade de entrar diretamente na cena, identificando o modo de agir de cada pessoa, parecida ou não com os personagens. Enquanto estava à mesa comendo, Jesus disse: "Em verdade vos digo, um de vós vai me entregar, aquele que come comigo. Ai, porém, daquele por quem o Filho do Homem é entregue. Melhor seria que tal homem nunca tivesse nascido"
FOLCLORE
Minha mãe Maroca é bastante espirituosa e tinha fina ironia. Quando alguém, por exemplo, contava uma piada sem graça, ela, sem qualquer cerimônia batia na parede e dizia: "Rir, parede, rir..." Quando a empregada da casa (era empregada mesmo, não era secretária não, sem hipocrisia) informava: "Dona Maroca, o almoço está na mesa..." Ela sugeria: "Então, bote nos pratos." Se alguém ia mal de vida porque agira nas ações, ela comentava: "Quem não pode com o pote não pega na ródia..." Era assim dona Maroca!
*Newton Pedrosa é jornalista e advogado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...