sábado, 28 de abril de 2012

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

A questão do meio ambiente

Julieta Brontée

O agronegócio obteve mais uma vitória com a aprovação do Código Florestal na Câmara dos Deputados e que deve seguir para sanção ou veto presidencial. Agora depende mais ainda da mobilização popular, da sensibilização de Dilma Rousseff para a causa ambiental, e isso, porque 80% da população já se mostrou avessa às reformas aprovadas, que incentivam, descaradamente, o desmatamento, além de anistiar os desmatadores.
Dilma detém um déficit ambiental inc�?modo, para dizer o mínimo, em especial, se considerada a questão de Belo Monte.
As questõe s ambientais são de fundamental importância na conjuntura mundial. Em junho próximo será realizada a Rio +20 e talvez isso seja um ponto que pese na posição a ser tomada por nossa Presidenta, mais favorável à defesa do Meio Ambiente.


CURTO CRICUITO
É com elas
Novidade na Câmara Municipal de Fortaleza: alguns dos vereadores, inclusive com chance de reeleição, resolveram abandonar a disputa, indicando para substituí-los suas respectivas consortes (é o novo, hem Ossian Lima?). Pois bem: desse modo, não mais teremos na próxima legislatura, por exemplo, os vereadores Machadinho Neto (DEM), Gláuber Lacerda (PPS) e Marcílio Gomes (PMDB. A bancada feminina vai crescer e agradecer.

 Mais novidades
Também o vereador Marcelo Mendes (PTC), um dos melhores da Casa, deixará de disputar, mas deverá apoiar um candidato que ainda não sabe quem. Já o veterano vereador Martins Nogueira, dono de oito mandatos consecutivos, somente voltará a pleitear mais uma reeleição, se o seu estado de saúde assim o permitir.

Coincidência
Para a deputada Eliane Novais (PSB), não passa de mais uma estranha coincidência, o fato do deputado Teo Menezes (PSD), resolver pedir licença e sair de cena exatamente quando o seu genitor ( outra nova!) Teodorico Menezes, retornar ao TCE, mesmo depois de toda a polêmica em torno da ainda mal explicada história dos “kits” sanitários.

Não cai nessa
Segundo argumenta o presidente do Diretório Municipal do PSB, de Fortaleza, Kardozo, esse partido não mais cairá na ingenuidade de aceitar alianças partidárias, sem que estas sejam feitas mostrando toda a realidade. Para ele, o PSB, diante da força que hoje tem, não pode mais participar como simples coadjuvante na gestão de Fortaleza.

Mais apoio
Durante Sessão Solene comemorativa dos 15 anos de fundação da Defensoria Pública do Ceará, predominaram as manifestações de defensores, sobre problemas enfrentados por aquela instituição. Foi lamentado, entre outros pontos, a inexistência de defensorias em 70% das cidade do estado, com os indefesos entregues à própria sorte.

UMAS & OUTRAS
Impaciência
Segundo me revelou o colega Jomar Campos, na sua Ibiapaba, fortalece-se a movimentação dos prefeitos dos oito municípios da região: Viçosa, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba e Croatá, reforçado pelos prefeitos de oito municípios do entorno, Coreaú, Freicheirinha, Mucambo, Pacujá, Graça, Araras Ipú e Poranga. A meta é agirem todos em bloco, a partir da agora.

Alertando
Sobre essa mobilização de prefeitos da bela e saudável região da Ibiapaba, as suas lideranças, segundo revelaram em recente reunião, não mais estão dispostas a suportar a maneira como os poderes públicos estadual e federal priorizam outras regiões, ante a eterna passividade e inatividade dos deputados federais e estaduais ali votados.

Grande parceria
O coordenador do Instituto de Desenvolvimento Industrial, Carlos Matos, defende um maior entrosamento entre a Universidade e a Indústria no Ceará. Nesse caso, ele defende que haja um direcionamento maior das teses de formatura da UFC, para a modernização industrial, e que seriam aproveitadas pela Federação das Indústrias do Ceará-FIEC.

Interiorizando
egundo o deputado Heitor Férrer (PDT), autor da PEC que implanta a Lei da Ficha Limpa no Ceará, essa “faxina” política e eleitoral não poderá se limitar à capital do estado. Nesse caso, ele sugere que a Assembleia Legislativa crie um grupo especial de deputados, que, ao lado do Ministério Público, TRE e outras entidades, reforcem essa Lei no interior, onde pululam os “fichas sujas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...