quinta-feira, 19 de abril de 2012

Trama à distância: Lula e Sarney dão as normas na CPIdo Cachoeira

Correndo atrás do prejuizo


Garibaldi, Raupp, Alves, Lula e Temer: em reunião em hospital, preocupação com direcionamento que a oposição pretende dar à CPMI de Carlinhos Cachoeira
Foto: Divulgação

Garibaldi, Raupp, Alves, Lula e Temer: em reunião em hospital, preocupação
com direcionamento que a oposição pretende dar à CPMI de Carlinhos Cachoeira

Distância nunca foi problema para quem gosta de maquiavelar, principalmente, quando o teor do maquiavelismo é uma CPI que pode respingar "sangue" no Governo, especialmente, nos anos Lula.

Pois bem, é assim que a dupla de peso-pesado,  Lula e Sarney, lá do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, portanto, à mais de mil quilômetros de distância do Planalto Central, está orientando as estratégias a serem adotadas sobre a CPI Mista do Cachoeira, que será instalada logo mais, às 10 horas, pela vice-presidente do Congresso, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES).

VINGANÇA

Lula, pecou pela lingua solta e agora corre atrás do prejuizo pelas palavras impensadas. Isso mesmo, Lula, dias atrás, disse que "a CPI tem que ser feita, doa a quem doer". E isso, por acreditar que o empresário Carlinhos Cachoeira, em 2004, havia comandado um "esquema" para aniquilar com seu governo desde o  caso Waldomiro Diniz e aquela história de  propina nos Correios que, um ano depois, resultou no malfadado mensalão.

O mesmo Lula que passando por cima dos receios de Dilma e dos alertas do PMDB e do PT, incentivou a criação da CPI Cachoeira, agora quer que os dois maiores partidos da base aliada do governo se unam para blindar o governo Dilma Rousseff e não permitir que essa CPI respingue no Palácio do Planalto.

INCONVENIÊNCIAS

A preocupação de Lula é de que a oposição possa direcionar as investigaçoes para a empreiteira Delta e que o nome de José Dirceu venha novamente à tona. Para evitar mais esse desgaste e impedir a aprovação de "requerimentos inconvenientes", o ex-presidente quer pessoas de confiança nos postos-chave da CPI.

De acordo com o Globo, Lula teria dito a um interlocutor: "Temos que usar a maioria para evitar o que for inconveniente. Vocês têm que unir os partidos aliados, colocar gente de confiança nos postos-chave, e não podem deixar que a CPI se desvie do foco e contamine a área do governo".
Bem, como a maioria sempre é quem dar as cartas, certamente Lula vai conseguir ajustar a CPI de acordo com os interesses do Governo. Entretanto, com certeza, a sede da oposição vai fazer respingar “sangue” em muita gente graúda. Aliás, os maiores envolvidos nessa história, o senador Demóstenes Torres e o próprio Carlinhos Cachoeira já pregaram aviso: Não vão cair sozinhos. Nessas alturas do campeonato, tem muita gente graúda que não está conseguindo ter uma boa noite de sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...