quarta-feira, 30 de maio de 2012

Em evento na UFC, linguistas buscam desvendar mistérios da linguagem

Os mistérios da linguagem, a forma como os seres humanos a adquirem e a processam, bem como as regiões do cérebro onde o fenômeno ocorre, são tema do II Workshop em Processamento Anafórico, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará de hoje (30) até 1º de junho.
Pesquisadores de renome nacional e internacional nas áreas de Linguística e Psicolinguística participam do evento, realizado no Auditório José Albano (Área 1 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica). Serão apresentadas pesquisas sobre a recuperação de palavras, as tentativas de memorizá-las e sobre como o cérebro faz para “linkar” as palavras de um discurso e compreender um enunciado. As inscrições de trabalhos para o evento já foram encerradas, mas interessados em participar como ouvintes têm até o fim da tarde desta quarta-feira (30) para se inscrever.

Entre os convidados estão a Profª Armanda Costa, da Universidade de Lisboa (Portugal), Diretora da Associação Portuguesa de Linguística e que realiza pesquisas sobre o ritmo de leitura dos alunos portugueses, investigando a leitura em várias fases de aprendizagem e também em casos de patologias. Também presente a professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio) Letícia Sicuro Correa, que estuda o modo como os bebês descobrem e reconhecem a língua materna ainda na vida intra-uterina. Ao lado delas estará o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Marcus Maia. Ele trabalha com aquisição e processamento usando técnicas de medição on-line, tais como leitura automonitorada e rastreamento ocular.

Mais detalhes sobre a programação do workshop são encontrados no site do evento (www.iiwpa.ufc.br).
Fonte: Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...