quarta-feira, 27 de junho de 2012

Bairros Jangurussu e Barra do Ceará encabeçam ranking de apreensão de armas em nossa Capital

Jangurussu/Conjunto Palmeiras e Barra do Ceará são os bairros de Fortaleza onde a polícia fez as maiores apreensões de armas em 2012, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgadas até maio deste ano.
Conforme a SSPDS/CE, foram apreendidas 68 armas no bairro Jangurussu/Conjunto Palmeiras de janeiro a maio. Logo em seguida está a Barra do Ceará com 63 apreensões. Segundo o responsável pela área líder em apreensões, delegado Aurélio de Araújo Pereira, “o aumento do número de armas tem ligação com o tráfico de drogas”, afirma.

Confira a lista dos 10 bairros de Fortaleza onde aconteceram as maiores apreensões:
Arte: Index Digital Fonte: SSPDS/CE

De acordo ainda com o delegado Aurélio de Araújo, os acusados afirmam que a maioria das armas apreendidas em Fortaleza são compradas em feiras como a da Parangaba. “Eles falam isso porque desse jeito a gente não vai conseguir identificar quem vendeu, já que não existe uma documentação”, diz o policial em entrevista ao Jangadeiro Online.
Prêmios para os policiais
Os policiais civis e militares que apreendem uma arma recebem gratificação no Ceará desde 2005. Os valores variam de R$ 150 (revólveres) a R$ 450 (fuzis). “Eles fazem a apreensão, enviam um requerimento para o quartel e o Governo do Estado paga”, diz.
Como funcionam as operações
De acordo com o comandante do Ronda do Quarteirão, coronel da Polícia Militar Roosevelt Alencar, as operações da PM nos bairros de Fortaleza são realizadas com base nas diretrizes do comandante da polícia militar, coronel Werisleik Matias.
Um mapeamento dos pontos mais violentos da Capital é desenvolvido por meio de dados divulgados pela SSPDS. Com os números em mãos, operações conjuntas com as polícias especializadas são organizadas e realizadas nos “hot spot” – pontos com maior quantidade de homicídios, apreensões de drogas e armas.
Ainda de acordo com o coronel Alencar, de janeiro até a primeira quinzena de junho deste ano cerca de 950 armas foram apreendidas nas operações realizadas pelas equipes do Ronda do Quarteirão. “Com o aumento de armas apreendidas, o número de homicídios tende a cair em Fortaleza”, explica.
(JANGADEIRO ONLINE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...