sexta-feira, 29 de junho de 2012

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

UMA IMAGEM FALA MAIS QUE MIL PALAVRAS

Julieta Brontée

A foto em que Lula, Maluf e Haddad selaram a aliança eleitoral para a disputa pela prefeitura da capital paulista foi emblemática. O simbolismo da imagem está na representação material de uma realidade que não é nova, mas que para muitos militantes da esquerda brasileira, ainda não era possível de ser vista a olho nu: a total degradação do lulo-petismo, que para chegar ao poder e ao aparelhamento do Estado, se associou com o que há de mais retrógrado e reprovável na vida pública nacional.
A desenvoltura com que Lula divide o mesmo espaço político com Sarney, Collor, Renan Calheiros e o próprio Maluf não causa estranheza, antes, causa indignação a todos que um dia entoaram o “Lula-lá” e que acreditaram que o brilho da estrela petista seria o brilho da esperança que vencia o medo.
O que se conclui, hoje, é que o medo a quem se referiam os petistas, quando da chegada ao poder, era o medo das classes dominantes de serem governadas por um autêntico representante da classe trabalhadora. Lula se mostrou, na verdade, representante e aliado, das forças mais retrógradas, a pretexto de uma governabilidade que embutia o favorecimento descarado do sistema financeiro e do empresariado, em contrapartida a proletarização e ao endividamento da classe trabalhadora.

CURTO CIRCUITO

• OLHO VIVO! Começa a “zoeira” devido ao “listão” do TCM, que deixa políticos ameaçados de inelegibilidade. Advogados dos improbos, forçam a barra com um tal “pedido de reconsideração” ao Tribunal. Segundo alerta o deputado Heitor Férrer, do PDT, essa manobra não passa de mais um tipo de “malandragem” dos causídicos dos implicados, para fugir à Justiça comum.

• A “PAPA” DA REFINARIA- Para o deputado Raimundo Matos (PSDB), o que mais causa indignação aos cearenses que se prezam, é o fato de que depois de toda a “papa” empurrada na boca dos nossos políticos e da sociedade, que resultou em muitos milhões de votos para Lula e Dilma Rousseff, e seus apoiadores, o sonho da refinaria, que triplicaria a renda do estado, se esvai.

AUSÊNCIA - O governador Cid Gomes, comprometido com uma vasta agenda de compromissos com secretários estaduais, deixou de comparecer à importante reunião da bancada federal do Ceará, que finalmente, despertou para a realidade de uma postergação, sem qualquer previsão, da refinaria. A bancada, pelo visto, “dormiu no ponto”, e acorda tarde demais.

NÃO É “VALA” - Comunicadores amigos de determinados políticos indiciados pelo TCM, queixam-se de que aquele órgão jogou culpados e inocentes na vala “comum” da culpabilidade. Mas o presidente do órgão, Manoel Veras, rebate, afirmando que na lista publicada, estão bem assinalados os que têm e os que não têm notas de improbidade, que leva à inelegibilidade.

UMAS & OUTRAS

• NO PREJUIZO - O Estado do Ceará, sem nenhuma culpa, termina sendo altamente prejudicado ante o “rescaldo” dos estragos do “tsnunami” Cachoeira-Construtora Delta, que atolada até o semi-eixo, simplesmente paralisou todas as obras da transposição do Rio São Francisco no Ceará. O pior é que não há previsões sobre qual em construtora que assumirá o lugar da Delta.
 • ACREDITE! - Ameaçado de perder a “boca” de Ubajara, o prefeito Ari Vasconcelos estaria propenso a candidatar o seu ex-adversário e ex-prefeito Grijalva Parente, aquele que pagava – e atrasava – salários de R$ 7,00 às professoras. Indagados sobre o motivo dessa temeridade, eles alegam que “não tem outro”. Grijalva está no “listão” dos inelegíveis do TCM...
• ACEFALIA - O município de Granja esta semana ficou sem prefeito, depois que a juíza daquela Comarca, Candice Arruda afastou Hélio Fontenele, de quem quebrou o sigilo bancário, e toda a Comissão de Licitação município. O prefeito titular, Esmerino Arruda, havia renunciado ao cargo alegando problemas de saúde.

De segunda à sexta, das 12h30 às 13h, programa Conexão Global, na Rádio Globo 620 AM. Contamos com sua audiência caro(a) leitor(a). Sugestões e críticas: www.globocidadefortaleza@bol.com.br ou http://blogdabronte.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...