quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Opinião

Bom-Dia, Governador!

Newton Pedrosa*

Companheiro, em 1954, exatamente no dia de hoje, o país acordava com a notícia do suicídio de Getúlio Vargas, que em desespero ante uma Oposição ensandecida, tendo à frente Carlos Lacerda, varou o peito com uma bala. Se ele fazia história, à partir de então entrou na História. A oposição acusava Vargas de governar a Nação sobre um mar de lama, de corrupção. O presidente resistiu o quanto lhe foi possível e, sob ameaça de deposição, preferiu matar-se. Nada, entretanto, foi provado contra Vargas e seu governo, mas, a crise que o envolveu evoluiu com rapidez com o assassinato do major Rubens Vaz, da Aeronáutica. Também, aqui, Vargas nada teve a ver.

Passados os tempos, com uma ditadura militar pelo meio, o Partido dos Trabalhadores foi criado e chegou ao Poder. Durante esse período, que ainda continua, o PT mergulhou o país numa onda de corrupção sem precedentes, inventando o mensalão, considerado o maior escândalo da nossa história republicana. Ante as denúncias, o Lula, chefão do PT na presidência da República, negou conhecer o problema e chegou a dizer que o mensalão não existiu.

Por isso, nenhuma providência foi adotada pelo governo para esclarecer os fatos, ninguém foi preso, nem, tampouco alguém se suicidou. Mas o caso foi sendo analisado, principalmente pelo Ministério Público, e se transformou num processo que se encontra em julgamento pelo Supremo Tribunal Federal. Como seria natural, o julgamento corre sob expectativa geral da Nação que aguarda um desfecho justo, porém, objetivo. E objetivo no caso, aponta para a condenação dos réus, responsável, repita-se, pelo maior escândalo de corrupção já registrado no país desde que Cabral aportou por aqui.

PROVÉRBIO


"Amor com amor, se paga." (Noutra versão: Pancadas trocadas não doem).

Mas, ainda sob a corrupção, no episódio de 54 Getúlio foi ao suicídio, embora, não tenha ficado provado contra ele. Seu gesto foi consequência da ação de uma Oposição enlouquecida que queria a todo custo defrenestá-lo e assumir o poder, o que só aconteceria em 1964, através de um golpe de Estado. No momento presente, os ladrões mensaleiros se portam como se nada tenha ocorrido, andam e circulam com a maior cara de pau deste mundo. Tentando se fortalecer, eles se juntam a outros corruptos e/ou de conduta suspeita, como Fernando Collor, Paulo Maluf, Sarney, etc e tal. Tudo, enfim, farinha do mesmo saco, todos, enfim, possuidores da mesma conduta criminosa.

SABEDORIA POPULAR

"O diabo tanto mexeu no nariz da mãe, que o enterrou para o resto da vida."

Mestre, por hoje é só, amanhã tem mais conversa... Bom-dia, governador!

*Newton Pedrosa é jornalista e advogado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...