sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Teste do Coraçãozinho é oferecido para recém-nascidos em dois hospitais da rede municipal


Dois hospitais municipais de Fortaleza, Gonzaguinha de Messejana e Hospital Nossa Senhora da Conceição, estão oferecendo, em suas maternidades, o Teste do Coraçãozinho para bebês recém-nascidos. Também conhecida como Triagem Neonatal para Cardiopatia Congênita, o teste é realizado entre 24 e 48 horas de vida da criança. Todos os bebês nascidos nesses hospitais já vão para casa com o exame realizado.
De acordo com o Departamento de Cardiologia e Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), um a dois de cada mil recém-nascidos vivos apresentam cardiopatia congênita crítica (fechamento ou restrição do canal arterial). Uma média de 30% desses recém-nascidos recebe alta hospitalar sem o diagnóstico e evoluem para choque, hipóxia (baixo teor de oxigênio no sangue) ou óbito precoce. Para reduzir a mortalidade neonatal, o Teste do Coraçãozinho é fundamental.
Segundo a coordenadora da unidade neonatal do Hospital Gonzaguinha de Messejana, Vanda Belmino, o diagnóstico precoce é importante, pois pode evitar choque, parada cardíaca ou agravo neurológico. O exame é simples.
A enfermeira faz a aferição da oximetria de pulso no membro superior direito e em um dos membros inferiores, medindo a quantidade de oxigênio no sangue. Caso a primeira aferição esteja alterada, aguarda-se uma hora e repete-se o exame. O resultado é imediato. Caso haja alguma alteração, o neonatologista deve solicitar a realização do Ecocardiograma, feito também nos hospitais, nas 24 horas seguintes a realização do Teste do Coraçãozinho. Confirmando-se a patologia, o cardiologista analisa o caso, recomendando o acompanhamento clínico da criança.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...