sexta-feira, 14 de setembro de 2012

PRETO NO BRANCO, coluna divulgada no jornal O ESTADO

OPOSIÇÃO FAZ SUA ESCOLHA
Julieta Brontée

Pelas últimas pesquisas, o deputado estadual Heitor Ferrer, do PDT, está sendo a grande surpresa das eleições municipais deste ano, superando expectativa inicialmente depositada no candidato do PSOL, Renado Roseno, que parece ter atingido seu limite de inserção que seria a faixa de 8% do eleitorado e não mais que isso. É que Roseno, assim como seu partido, é um candidato que não consegue dialogar para além da classe média, diferentemente do que ocorre, por exemplo, com o PDT e o próprio Heitor. Parlamentar de muitos mandatos sua marca é a oposição contundente e a independência na atuação, não poupando nem os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios a quem acusou recentemente de “sentar em cima dos processos” como “forma de pagamento de suas indicações políticas”, referindo-se ao fato de que mesmo havendo sugestões de inspetores para condenação de prefeitos, assessores, secretários e diretores de órgãos municipais, os conselheiros, segundo Heitor Férrer, “simplesmente sentam em cima dos processos e não os julgam”.
É claro que essa forma corajosa de se confrontar com o poder responde diretamente a uma demanda da sociedade por representantes que denunciem os que agem impunemente, pois o sentimento de impunidade reinante é o que mais revolta o cidadão brasileiro que precisa se sentir representado. A coragem de colocar o dedo nessas feridas é a prova de que o político realmente não tem rabos presos ou conivência com essas práticas.

Não surpreende, portanto, que seja o deputado Heitor Ferrer o escolhido por uma boa fatia da população de Fortaleza, oposicionista por vocação, para representar essa gama de eleitores que estão em total desacordo com os dois níveis de governo que simulam a disputa pela Prefeitura de Fortaleza.
                CURTO CIRCUITO
• Mudanças
Tramita, na Câmara dos Deputados, projeto do Poder Executivo criando o Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação do Ensino Superior. Trata-se de entidade com papel muito importante: substituir o INEP na questão dos exames de avaliação de futuros alunos das universidades, ENEM, elogiado em todo o Ocidente.

• CABIDE?
Como nada escapa à perspicácia (e maldade) dos parlamentares da oposição ao Governo Federal, o senador Agripino Maia (DEM-PB), adverte que o Instituto em questão seria perfeitamente dispensável, e que essa é mais uamá “desculpa esfarrapada” apara se criarem mais 500 polpudos empregos para petistas...
• TOALHA
De acordo com observadores que acompanham a novela do mensalão no STF, os réus Zé Dirceu e Zé Genoíno, a despeito de padrinhos como Lula, parecem já ter “jogado a toalha”. Prova disso é que a dupla não parece mais disposta a disputar cadeiras na Câmara ou quaisquer outros cargos eletivos em 2014.

• EMOÇÕES  Como diz a canção de Roberto Carlos, “são tantas emoções” na campanha para a Prefeitura de Fortaleza...Primeiro, é o “duelo de Titãs” entre os candidatos Roberto Cláudio, do PSB, e Elmano, do PT, pelo segundo lugar nas pesquisas; o outro é o avanço de Heitor Férrer, do PDT, mesmo sem estrutura e sem recursos.
UMAS & OUTRAS
• ATRAPALHANDO
Quando mais as autoridades da Justiça Eleitoral tentam moralizar as eleições, barrando as candidaturas de pessoas com problemas em suas contas de Prefeituras, o TSE, numa manobra que escapou à atenção do país, pelo menos no Ceará, resolveu liberar esses candidatos. Ou seja, “fichas sujas” podem disputar.

• ESPERANÇA
Sobre esse assunto, há esperança de que os irregulares não venham a se candidatar. Isso, depois que ao Corregedoria Nacional da Justiça anunciou a sua disposição de enviar, diretamente para o STF, a relação de todos os candidatos do país, que tenham tido suas contas rejeitadas. Assim, pode ser.
INAUGURAÇÃO
O prefeito Roberto Pessoa inaugura hoje, às 18 horas, a Praça do Emancipadores, mais uma homenagem que faz aos responsáveis pela independência político-administrativa de Maracanaú. A nova Praça, na Avenida Padre José Holanda do Vale, é dotada de bancos, jardins, caramanchão, abrigo de ônibus, rampas de acessibilidade e piso podotáctil.

De segunda à sexta, das 12h30 às 13h, programa Conexão Global, na Rádio Assunção Cearense – 620 AM. Contamos com sua audiência. Sugestões, informações e críticas: jbrontee@uol.com.br ou www.blogdabronte.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...