terça-feira, 11 de setembro de 2012

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

 Refletindo a (In)dependência
Julieta Brontée

Atualizada em 11.09.2012

Dia 7 de Setembro se celebrou mais um Dia da Independência, mas independência para quem? Analisando a situação econômica brasileira, numa perspectiva globalizada como a atual, fortalece-se mais ainda a certeza de que essa independência jamais chegou.
A propalada quitação da dívida externa não passou de falácia diante da constatação de que apenas se transferiu o foco da dívida externa para o endividamento interno. Atualmente, nada menos que metade de tudo que se arrecada neste País é drenado para pagamento de juros e serviços da dívida pública, contraída junto ao sistema financeiro para atender, precipuamente aos interesses de empreiteiras e suas obras superfaturadas.
O trabalhador, mesmo aquele que vive a ilusão de um trabalho utilizando tecnologia de ponta, como o de informática, de que é exemplo o serviço de telemarketing, não passam de semi-escravos que sequer têm direito de ir ao banheiro para que sua produtividade não caia e, por consequência, o lucro dos empresários que sequer identificamos pessoalmente, mas como corporações sem rosto ou alma.
Então, não temos o que comemorar neste 7 de Setembro. Apenas temos que refletir e repensar esse modelo que ainda nos remete à Inglaterra dos tempos da Revolução Industrial.

CURTO CIRCUITO
• Sensatez do secretário
O titular da Secretaria da Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, fala sobre o andamento do projeto do VLT, diz que as obras já avançaram mais de 15%. Sensatamente, ele acrescenta que esse ritmo não pode ser forçado devido às famílias que moram na área do projeto. “Não vamos tirar famílias dos seus lugares sem ter onde colocá-las”.

• Para meditar
De repente, as pessoas se indagam a respeito da insignificância das “doações” às candidaturas do PT país a fora, onde petistas choram dolorosa miséria. A pergunta é: será que o escândalo das “doações” multimilionárias que geraram o espetacular julgamento dos “mensaleiros” conseguiu fazer os doadores se negarem à antiga generosidade?
• Assumindo
 Em consequência da falta de políticas eficientes de conservação do patrimônio arquitetônico do Centro por parte do Município, o Governo do Estado assumiu essa responsabilidade, e, através da Secretaria do Turismo, tratará de fazer um levanamento e cadastrar os prédios históricos em situação mais precária, para promover a sua recuperação.

• MONITORAMENTO - O novo presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Ary Joel, que assume aquele importante cargo, não terá vida mansa, segundo se deduz das palavras do presidente do Conselho regional de Economia, Francisco Assunção. Ele será cobrado severamente, no sentido da ampliação das prioridades dos investimentos do BNB no Nordeste.

UMAS & OUTRAS
• ALELUIA! Têm razão os “mensaleiros”, seus advogados e seus políticos protetores e antigos protegidos: a situação é cada vez mais preta para eles. Só como exemplo, o ministro-revisor do processo acusatório, Ricardo Lewandowski, que ameaçava neutralizar o ministro-relator Joaquim Barbosa, afinou o discurso com ele, e deverá condenar quase todos os acusados.

• O QUE É ISSO??? Cearense em geral eleitores ou não do governador Cid Gomes, aguardam que posição ele tomará, ante o convite de Lula para ir a São Paulo subir no palanque do candidato Haddad. Isso porque, segundo se comenta, se Lula faz campanha para derrubar o candidato de Cid em Fortaleza, que obrigação tem ele de “encher a bola” do candidato de Lula em São Paulo?

• RECUPERAÇÃO - Quem passar pela Praça do Ferreira às 9h, 12h e 17h, vai poder se deleitar com a visão da fonte que, em recuperação, num primeiro momento, vai funcionar durante 30 minutos, três vezes ao dia. Só lembrando, a fonte estava sem funcionar porque um safardana havia surrupiado os motores. Pra evitar o repeteco da ação, agora, tem câmera de segurança e guardas municipais no local.

De segunda à sexta, das 12h30 às 13h, programa Conexão Global, na Rádio Assunção Cearense – 620 AM. Contamos com sua audiência. Sugestões, informações e críticas: jbrontee@uol.com.br ou www.blogdabronte.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...