sexta-feira, 21 de setembro de 2012

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

O MENSALÃO E O PT

Julieta Brontée
        
Caem por terra as últimas esperanças do PT de transformar a roubalheira que foi o mensalão em mera irregularidade de contabilização de recursos de campanha. O relatório do inatacável ministro Joaquim Barbosa é contundente: O chamado mensalão existiu e, sim, o PT pagou para que partidos como o PP e o PL, por exemplo, votassem a favor de projetos de lei indigestos para a opinião pública, mas que eram indispensáveis para que o PT cumprisse a risca a cartilha neoliberal que se dispôs a seguir para chegar ao poder.

Já há condenados e o processo caminha para a condenação de figuras centrais no esquema de poder petista, como é o caso não só de João Paulo Cunha, que presidia a Câmara Federal na época dos subornos, mas do próprio Zé Dirceu, tido e havido por todos como o grande mentor da falcatrua que se revelou através do tal mensalão.

É risível a campanha agora propagada pelo petismo de que o julgamento do mensalão, condenando a ladroeira é um golpe de Estado. Francamente, chega a ser patético, principalmente quando lembramos que a maioria dos ministros que participam do julgamento foi indicação de Lula ou de Dilma. Em segundo lugar, conforme o próprio aliado do PT em São Paulo e em outras capitais, Paulo Maluf  bem lembrou, ninguém foi tão camarada com os banqueiros em toda a história do Brasil do que Lula. Por fim, o ideólogo da política econômica dos governos Lula e Dilma é ninguém menos que Delfim Neto, um neoliberal de academia que no curriculo carrega várias passagens como ministro da ditadura militar.

         Diante de tais fatos se existe um golpista nessa história é o próprio PT que traiu a classe trabalhadora para chegar e se manter no poder, associando-se com o que há de mais abjeto na política brasileira. Como dizia Leonel Brizola, o PT é uma galinha que cacareja pra esquerda, mas bota ovos pra direita. Sábias palavras as do velho e inesquecível caudilho.

                                       CURTO CIRCUITO
Prorrogação
            Desconfiados de que a CPI do Cachoeira nem chegou à metade da lama que terá de revolver, e que terminarão sendo descobertas conexões com o julgamento do lamaçal do mensalão, deputados e senadores começam a pedir a prorrogação da referida CPI. Desconfia-se que o “cipoal” de escândalos é muito maior do que se imaginava.
 
Abandonado
            Para os aliados do governo Federal, não mais parece ser de bom alvitre (é no novo, hem Ossian Lima?) defender José Dirceu. Para se ter uma ideia de como anda o crescente abandono a que está sendo relegado o ex-poderoso ministro, o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) aliado do PT em nível nacional, garante: “Não meto  a mão no fogo por ele”...

Bandidagem
            O desbaratamento de uma quadrilha, autêntica “milícia  de extermínio”  na cidade de Icó, mostra que, além de “modernamente armado”,  esse grupo tem a ver com a migração de bandidos, cearenses ou não, dos grandes centros para as cidades do interior dos estados do Nordeste, com destaque para o Cariri e Jaguaribe, aqui no Ceará.

Prejudicados
            Segundo denuncia o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Fortaleza, dezenas de funcionários desse setor vêm sendo prejudicados, com seus pontos cortados, por não estarem recebendo os seus vales-transportes.  Sem contar com esse benefício, a maioria, que mora longe, não tem como se deslocar para o trabalho.

                                   UMAS & OUTRAS
Alto custo
                Foi aprovado, finalmente, o polêmico, e atrasado Código Florestal. O projeto do Governo Federal sofreu  muitas emendas, e, por isso corre o risco de ter muitas delas vetadas pela presidente Dilma. Segundo é esperado, as efeeridas emendas serão, na sua maioria, vetadas pela presidente Dilma Rousseff.

Muito viva
            A senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação Nacional da Agricultura,   dona de muita inteligência e esperteza, depois de conquistar a oposição, passou-se do DEM para o PSD, e com isso, só tem pensado “naquilo”, ou seja, conquistar da presidente Dilma uma boa recompensa, com a reforma ministerial  que vem por aí.

Queixas
            Vereadores e candidatos à Câmara Municipal de Fortaleza, pertencentes a partidos aliados do PT, ameaçam realizar uma reunião na Câmara, para discutir um problema para eles preocupante, ou seja, a maneira como o PT, para ampliar a sua pequena bancada na CMF, ou abandona , ou “atropela” aliados, em todos os bairros.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...