segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Jogo das urnas: Nessas eleições PMDB e tucanos perderam prefeituras, petistas e socialistas ganharam

O  PT sai menor do que imaginava e Lula não é mais o imbatível cabo eleitoral no País.

Os petistas ganharam em São Paulo, com Fernando Haddad, derrotando o tucano José Serra. 
Ganharam também na capital paraibana, João Pessoa, com Luciano Cartaxo (68,13%) que derrotou outro tucano, Cícero Lucena.

Outra vitória petista sobre os tucanos ocorreu em Rio Branco, no Acre, onde o candidato novato Marcus Alexandre bateu com 50,80% dos votos o tucano Tião Bocalom (49,20%).

 Lavando a alma

Mas os tucanos lavaram a alma, e podem se gabar de, com o ex-senador Arthur Virgílio, derrotarem em Manaus, não apenas a senadora do PC do B, Vanessa Grazzioton, mas também ao próprio ex-presidente Lula, que fez de tudo para elegê-la, principalmente para se vingar dos ataques que sofreu quando Virgílio ocupava a tribuna do Senado.

 Virgílio obteve 65,95%, uma vitória indiscutível. Indiretamente, perdeu também a presidente Dilma Rousseff que foi a Manaus ajudar Vanessa.

 Em Belém (PA) os tucanos também venceram com Zenaldo Coutinho, que atingiu 56,61 derrotando o candidato do PSOL, Edmilson Rodrigues.

 O PSDB venceu ainda em Teresina, no Piauí, com Firmino Filho que bateu no petebista Elmano Férrer.

Socialistas lideram nas capitais

 Outro partido com três vitórias foi o PSB que sai desta eleição com o maior percentual de crescimento no número de prefeituras, muito embora elas ainda fiquem aquém dos demais partidos. Ele governava em 308 cidades e a partir do próximo ano governará 443 prefeituras.

Neste segundo turno, entre as capitais dos estados a vitória mais significativa dos socialistas foi aqui em Fortaleza (CE) com Roberto Cláudio (53,02%) ao derrotar o petista Elmano de Freitas, em uma vitória dos irmão Cid (governador) e Ciro (ex-governador) Gomes.

 O partido ainda fez o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (64,45%), que concorreu contra outro petista Lúdio Cabral, numa disputa bastante tumultuada.

 Em Porto Velho (Rondônia), o partido conquistou a prefeitura com Mauro Nazif, que venceu o membro do Partido Verde Lindomar Garçon, com 63,03%.

Com as duas capitais conquistadas no primeiro turno - Belo Horizonte (MG) e Recife (PE) - o partido terá o comando sobre o maior numero de capitais em todo o país, roubando a posição do PMDB, que atualmente governa seis capitais.

PSOL ganha uma capital

O PSOL sai deste segundo turno com a sua primeira prefeitura de capital. Ele conquistou a prefeitura de Macapá (AP) com o candidato Clécio Luiz, ao derrotar o atual prefeito Roberto Silva, num placar de 56,59% contra os 49,41% do candidato pedetista.

Foi uma renovação dos quadros políticos daquele estado e que dá maior visibilidade também ao senador do mesmo partido Randolfe Rodruigues.

Vitória pedetistas

 O PDT conquistou duas capitais neste segundo turno, sendo a mais importante e significativa a prefeitura de Curitiba (PR) com Gustavo Fruet, um ex-tucano que já atacou duramente os petistas, inclusive o ex-presidente Lula, mas que acabou apoiado pelo PT do Paraná para derrotar o apresentador de TV Ratinho Junior.

 Outra vitória pedetista foi de Carlos Eduardo, em Natal (RN) que derrotou o peemedebista Hermano Moraes, impondo uma importante derrota ao líder do PMDB na Câmara, Henrique Nunes que sairá candidato a presidente daquela casa.

 Cinco outros partidos conquistaram uma prefeitura cada um:

 Em São Luiz (MA), Edivaldo Holanda Junior, com o inexpressivo PTC, venceu um tradicional político maranhense, o tucano João Castelo;

 Em Vitória, outro tradicional político tucano, Luiz Paulo Veloso, foi derrotado por Luciano Rezende, do PPS;

Em Florianópolis confirmou-se o favoritismo do candidato do PSD César Souza Junior em mais um derrota de um peemedebista, Gean Loureiro.

 ACM Neto lava a alma

Em Salvador, o Antônio Carlos Magalhães Neto, neto do tradicional cacique baiano, chegou à prefeitura em uma importante derrota do PT local, que concorreu com Nelson Pelegrino, naquele que pode ser o renascimento do Carlismo na Bahia, força política que praticamente desapareceu desde a morte do avô de ACM Neto, o ex-governador, ex-ministro e ex-senador Antonio Carlos Magalhães.

 Na segunda grande cidade, Vitória da Conquista, o outro único município baiano a ter segundo turno, o PT, com Guilherme Menezes venceu Herzem Gusmão, do PMDB, em uma derrota do vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Gedel Vieira Lima.

 Por fim, em Campo Grande (MS) o PP conquistou a sua segunda capital – a primeira, Palmas, foi ganha no primeiro turno – ao ganhar com Alcides Bernal o peemedebista Edson Goto.
 
(Com informações do JB)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...