quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Presidência da CMF: Têm início as negociações

Passado o pleito municipal, abre-se agora uma nova disputa: a eleição para Presidência da Câmara Municipal.

Já tem candidato que anda buscando apoio para seu projeto político.
Nessa empreitada, alguns nomes surgem como os mais cotados. O atual presidente da Mesa Diretora, Acrísio Sena (PT), não confirma sua pretensão. Contudo, por fazer parte da atual gestão administrativa, o petista pode ver sua possível pretensão frustrada por conta da nova composição do Executivo municipal.

Contra Acrísio pesa, ainda, a chamada bancada flutuante, haja vista que alguns parlamentares, embora tenham sustentado a campanha do ex-candidato Elmano de Freitas (PT), podem migrar para a administração de Roberto Cláudio. Isso lhe confere outra dificuldade de mais um mandato à frente da Mesa. Mas, segundo ele, o desejo de comandar novamente o Legislativo municipal não se trata somente de um desejo pessoal, mas por um conjunto de fatores e alianças a serem construídas.

Pelo PSB, partido do prefeito eleito, Elpídio Nogueira e Salmito Filho demonstram interesse. Em meio às especulações surge, ainda, a possibilidade de um nome lançado pelo PMDB, no caso Walter Cavalcante, que elegeu quatro parlamentares. Apesar da disputa por espaço político, tudo leva a crer que a indicação deverá acontecer por consenso.

DECISÃO PARTIDÁRIA
Elpídio, que em 2009 foi derrotado por Salmito Filho, afirmou que sentirá “privilegiado” se for indicado pelo partido, sobretudo por sua trajetória partidária e, inclusive, sua relação “harmoniosa” com a bancada do PT.


Ele, porém, espera que, até quinta-feira, inicie uma conversa com a Executiva do PSB e, portanto, a partir deste diálogo possa dar andamento às conversas com os parlamentares. Segundo ressaltou, informalmente, já conversou com alguns parlamentares, mas, de acordo com ele, irá seguir o “caminho democrático e republicano” e, caso haja acordos anteriores firmados pela legenda, irá respeitar a decisão.

Salmito, por sua vez, disse que fica honrado por ter seu nome cotado. Mas, segundo ele, o momento, agora, é juntar e dialogar para que seja apresentado o projeto do prefeito eleito Roberto Cláudio. Nos bastidores, porém, afirma-se que o socialista também iniciou alguns diálogos, visando à Presidência da Casa.

Até agora, o novo prefeito ainda não manifestou qualquer predileção sobre quem será o futuro presidente da Câmara, nem da Assembleia Legislativa, haja vista que, a partir de janeiro, assumirá o comando da Prefeitura de Fortaleza, deixando a presidência do Legislativo estadual. (o Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...