quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Estudo revela: Diminui mortalidade por câncer de colo de útero


Ontem, 27, data que se comemorou o Dia Nacional de Combate ao Câncer, o Inca (Instituto Nacional de Câncer) divulgou novos números sobre a doença no Brasil, com destaque para a redução na incidência e mortalidade por câncer do colo do útero nas principais capitais brasileiras.
O estudo intitulado “Informativo Vigilância do Câncer” mostrou que Curitiba apresentou a maior queda, tanto para o número de novos casos (-9,4%) como para o total de óbitos (-7,9%). São Paulo e Goiânia também demonstraram importante queda (-7,4% e -3,6% ) e (-4,9% e -3,2), respectivamente.
HPV é o principal fator de risco para o câncer de colo de útero.
O diretor-geral do Inca, Luiz Antonio Santini, comenta os resultados e reforça que as informações vão possibilitar aos gestores de saúde melhorar as ações de controle da doença.
— A publicação analisa o comportamento da incidência e da mortalidade para os principais tipos de câncer e, felizmente, verificamos uma queda nas taxas de câncer do colo do útero, um tipo de tumor altamente prevenível. Esses dados permitem aos gestores de saúde um planejamento adequado nas ações locais. O trabalho de vigilância em câncer é constante.
A incidência do câncer de pulmão também registrou queda em algumas capitais. Entre os homens, a incidência desse tipo de câncer diminuiu em São Paulo (- 7,2% ao ano), Salvador (-5,7% ao ano) e Curitiba (-3,2 % ao ano). Já a queda de mortalidade mais expressiva aparece em Salvador (-4,5% ao ano), seguida de São Paulo (-2,2%).
Entre as mulheres, a incidência caiu em São Paulo (- 3,5% ao ano) e Curitiba (- 1,1% ao ano). João Pessoa, por sua vez, apresentou a maior alta, com aumento na incidência de 21,4% ao ano. A notícia ruim é que a mortalidade cresceu em todas as cidades analisadas.
Câncer de mama
A sobrevida estimada para as pacientes de câncer de mama está em torno de 80%, ligeiramente superior à de outros países da América Latina. O câncer de mama feminina apresentou tendência de queda, tanto na incidência como na mortalidade em cinco das 11 cidades estudadas.
Nas cidades de Fortaleza e Recife, o padrão da doença é estável. No entanto, houve crescimento na incidência da doença nas cidades de Porto Alegre (+3,6%), João Pessoa (+3,8%), Aracaju e Goiânia (ambos com +3,0%). Nas demais localidades, o padrão foi de queda. Para a mortalidade, observa-se uma queda nas cidades de Jaú (-10,0%), São Paulo (-1,6%) e Salvador (-3,9%).

Fonte: R7 Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...