sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Preto no Branco, coluna publicada no jornal O ESTADO


                                   Um país sem Justiça

Julieta Brontée
 
            A corrupção no Brasil atingiu níveis de pandemia. Um verdadeiro absurdo. Todas as instituições padecem desse mal e o que deveria ser a regra virou exceção. Roubar parece ser lição que se aprende na escola, na mais tenra das idades. Nunca Rui Barbosa pareceu tão atual quando dizia que de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça que de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto. O que é, afinal, o julgamento do Mensalão diante de tanta impunidade que assistimos todos os dias, diante de tanto dinheiro surrupiado e jamais devolvido e de tantos podres que se renovam no poder a cada processo eleitoral?

            É tudo extremamente desanimador e nada se pode esperar rigorosamente da justiça humana. Quem sabe se da justiça divina no juízo final se possa ver finalmente a justiça realizada porque da justiça feita por homens falíveis e cheios de vaidades e interesses menores e inconfessáveis nada poderemos jamais esperar.

            O que passa na cabeça de juízes que reconduzem ao cargo, um prefeito como o de Ipu, Sávio Pontes, por exemplo, que faltando apenas 30 dias para o final do mandato e depois de ser preso em razão das mais graves acusações de desvios de recursos públicos? É claro que decisões como essas darão muito trabalho ao novo presidente do Supremo, o ministro Joaquim Barbosa, na condução do Conselho Nacional de Justiça, que também passou a presidir, a partir deste mês de novembro.

 CURTO CIRCUITO

Acertando
Depois da “barbeiragem” da FUNCAP, que, sem nenhum motivo justificável, rejeitou R$ 9 milhões para projetos de renovação tecnológica, o comando do NUTEC entra em ação, e vai fazer bom proveito desses recursos, alegando que ninguém pode se dar ao luxo de dispensar dinheiro.

 Desconfiômetro
Apesar da confiança conquistada pelo STF, por conta do julgamento e punição de parte dos mensaleiros, cresce a desconfiança de que, se as sentenças finais dos réus forem reduzidas, será sinal de que entre os ministros da Suprema Corte existe alguém “chapa” de Lula e do “núcleo político” do mensalão.

anto protetor
Segundo o comando da APRECE, todos os 179 municípios cearenses que enfrentam grandes dificuldades em consequência da seca, reconhecem que o governador Cid Gomes tem agido como verdadeiro “santo protetor” de todos eles, o que se explica diante do grande prestígio que ele goza junto à presidente Dilma.

 Agilizando
Valeu o apelo do presidenete da FAEC, Flávio Saboya, em benefício dos produtores agropecuaristas junto ao Banco do Nordeste do Brasil. O presidente Ary Joel autorizou o atendimento em 15 dias dos projetos apresentados. A decisão foi tomada durante a reunião do Conselho Deliberativo da Sudene.

UMAS & OUTRAS

 Confiança
Balanço final das despesas e doações de campanha dos candidatos que chegaram ao 2º turno de Fortaleza, mostrou que empresas como M. Dias Branco e Beto Studart, mostraram confiança nos finalistas. Juntas, as duas doaram a Elmano Freitas e Roberto Cláudio um total de R$ 1.904.000,00.

Ele conhece
Segundo declara o ex-secretário de governmo Aloísio de Carvalho, da comissão de transição, e tido como certo para uma das pastas da futura administração de Fortaleza, “em 2013 será adequado o Orçamento aos projetos mais urgentes, com que se comprometeu o novo prefeito, Roberto Cláudio.

 Caixa-preta
O Jornal Metro, do Grupo Bandeirantes, de São Paulo, afirma que o ex-presidente Lula termina sendo uma verdadeira “caixa preta” dos segredos relativos aos atos da ex-chefe do Gabinete da Presidência Rose Noronha, sua confidente, assim como dos demais envolvidos na “Operação Porto Seguro”.

Cadeira
Tomou posse, em solenidade bastante prestigiada pelo mundo das letras e da política, na Academia Cearense de Letras o advogado e escritor Ernando Uchôa Lima, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, eleito para a cadeira nº  14, que pertencia ao saudoso ex-deputado, poeta José Maria de Barros Pinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...