quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Serviço de Transplante Renal do HUWC receberá homenagem na AL

O Serviço de Transplante Renal do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) será homenageado hoje (quarta-feira, 21) pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, atendendo ao requerimento da deputada Fernanda Pessoa, líder do Partido da República. A sessão solene, às 19h, lembrará o milésimo transplante renal e os 37 anos do Centro de Pesquisas em Doenças Hepato-Renais do Ceará (Cephrece). O HUWC alcançou na madrugada de 31 de agosto a marca dos 1.000 transplantes renais.

Conforme o Ministério da Saúde, o Ceará atualmente é o 4° colocado em número de transplantes de órgãos no País, ficando atrás apenas de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), o HUWC realizou em 2011 um total de 258 transplantes, sendo 94 renais, 126 hepáticos, 19 de medula óssea, 18 de córnea e 1 de pâncreas, superando assim os 208 procedimentos realizados em 2010.

O Cephrece surgiu com o objetivo de apoiar o ensino e a experimentação clínico-cirúrgica, visando ao aperfeiçoamento de técnicas e conhecimentos que viabilizam os transplantes de órgãos. Gerações de profissionais ajudaram a consolidar o trabalho, atualmente coordenado pelo médico João Batista Evangelista Júnior. Além de rins e fígados, o HUWC transplanta medula óssea (em parceria com o Hemoce) e córneas e, há cerca de um ano, realizou com sucesso o primeiro transplante duplo de pâncreas e rim, precisamente o milésimo transplante já mencionado.

HOMENAGEADOS
– Na lista dos homenageados, além dos profs. Henry Campos e Jesualdo Farias, Vice-Reitor e Reitor da UFC, e do Dr. Florentino de Araújo Cardoso Filho, Superintendente do Complexo Hospitalar da UFC, constam os seguintes profissionais: Dr. Ailson Gurgel Fernandes, coordenador da equipe cirúrgica da Unidade de Transplante Renal (UTR) do HUWC, Dra. Paula Castelo Branco Camurça Fernandes (coordenadora clínica e chefe da UTR-HUWC), Enfª Claudinete Conceição Fava (Coordenadora de Enfermagem do Cephrece e da UTR-HUWC), Dra. Sílvia Fernandes (Coordenadora do Laboratório de Tipagem Tecidual e Imunogenética do Cephrece), Dra. Cláudia Oliveira (Coordenadora da Residência Médica em Nefrologia do HUWC e Coordenadora Científica do Cephrece), Dr. Eugênio Lincoln Campos Sales (Diretor Geral do HUWC), drs. Antônio Lacerda Machado e Roberto Barreto Marques (fundadores do Cephrece) e Dr. João Batista Evangelista Junior (Chefe do Serviço de Nefrologia, Diálise e Transplante Renal do HUWC e Presidente do Cephrece).

Fonte: Divisão de Imprensa e Marketing do Complexo Hospitalar da UFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...