sexta-feira, 30 de novembro de 2012

TJ-CE:“Justiça no Cárcere” conta com parceria do Sine/IDT para orientar egressos do sistema carcerário




Do TJ-CE:

A segunda edição do projeto “Ação Concentrada: Justiça no Cárcere”, que ocorre durante esta semana no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), em Itaitinga, tem contribuído para a reinserção profissional de egressos do sistema carcerário.
Por meio de parceria firmada com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e Sistema Nacional de Emprego e Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT), estão sendo oferecidas oficinas de orientação profissional para os apenados beneficiados com liberdade condicional ou progressão para o regime aberto.

O diretor de Promoção do Trabalho e Empreendedorismo do IDT, Gilvan Mendes, afirma que é a primeira vez que essas oficinas são realizadas dentro do presídio. “Nosso objetivo é orientá-los sobre que caminhos trilhar e, principalmente, fazê-los acreditar que é possível se reinserir no mercado de trabalho e ser um cidadão”.

Com duração de quatro horas, o treinamento visa identificar as aptidões dos apenados, além de dar orientações sobre quais os documentos necessários para concorrer à vaga de emprego, como elaborar um currículo, como se portar em entrevistas de trabalho, entre outros temas.

O coordenador do Núcleo de Reinserção Social da Vara de Penas Alternativas, Marcelo Cysne, explica que estão sendo ofertadas duas turmas por dia, com capacidade para 30 pessoas cada. Ele ressalta que, após participarem do treinamento, os egressos que possuem carteira de trabalho já são cadastrados no banco de empregos do Sine/IDT. Os que ainda não possuem podem dar entrada no documento no próprio local.

O Projeto “Ação Concentrada: Justiça no Cárcere” é promovido pelas Varas de Execução Penal e de Penas Alternativas da Comarca de Fortaleza, Ministério Público, Defensoria Pública e Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus).

O evento teve início na última segunda e segue até esta sexta-feira (30/11), com cerca de 300 audiências para concessão de benefícios, como progressão de regime, concessão de livramento condicional ou indulto. Além disso, são realizados encaminhamentos para vagas de emprego, cursos profissionalizantes e outras atividades educativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...