sábado, 29 de dezembro de 2012

PRETO NO BRANCO, coluna divulgada no jornal O ESTADO


                        O QUE ESPERAR DE 2013

Julieta Brontée

            O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), tem dito reiteradamente, que para ganhar em 2014, Dilma Rousseff, primeiro, terá que ganhar 2013. O que ele quer dizer com isso? Quer dizer que 2013 será um ano crucial para a presidenta no comando da economia brasileira que já dá sinais de retração com o evidente cansaço da fórmula adotada pelo PT de estímulo ao consumo pelo endividamento das famílias porque estas já esgotaram sua capacidade de se endividar.

            Eduardo Campos fala que o Estado tem que aumentar os investimentos, mas fala do alto de sua hipocrisia, pois essa capacidade o Estado brasileiro também já esgotou, pois nada menos que metade do PIB já está comprometido com o pagamento dos serviços da dívida pública, por causa dos títulos lançados no mercado pelo governo, para financiamento de obras públicas, muitas delas, inclusive, no Estado de Eduardo, como é o caso de uma das mais caras e com mais denúncias de superfaturamento, segundo o próprio TCU, que é a Refiaria Abreu e Lima, da Petrobras.

            Aliás, foi graças aos tais investimentos reclamados por Eduardo Campos, que ele hoje surfa em tão altos índices de popularidade em seu Estado e até no país, onde pesquisas já lhe conferem impressionantes 4% de citações para a presidência da República.

             CURTO CIRCUITO

Fortalecendo
              Segundo se conseguiu captar junto a alguns membros da Comissão de Transição de Fortaleza, e que deverão ocupar secretarias, um dos objetivos do prefeito Roberto Cláudio, é dar mais autonomia, inclusive financeira, às Secretarias Executivas Regionais. Daí, o esmero usado na escolha de ocupantes daqueles setores, importantes para a cidade.

 Ao mestre
            Por falar em Roberto Cláudio, a escolha do nome de Evaldo Lima (PCdoB) para ser seu líder na Câmara Municipal de Fortaleza, foi pessoal. Para quem não sabe, Evaldo foi professor de Roberto Claudio. Portanto, ele conhece de perto a competência do jovem mestre.

Tá certo
            Mais do que acertada a decisão do Ministério da Saúde, ao cobrar de todos os hospitais e outros equipamentos de saúde, relação de todos os brasileiros com diagnóstico de HIV. Trata-se de uma saída para que possa providenciar tratamento preventivo, impedindo que muitas pessoas tenham a AIDS desenvolvida.

 Injustificado
              Levar diferenças político-eleitorais para o Plenário do Legislativo, termina gerando injustiças e equívocos. Um exemplo, é o deputado Júlio César Filho (PTN) que “acusou” a deputada Fernanda Pessoa (PR), de “copiar projetos de outros estados”. E quem, disse que adotar bons projetos, venham de onde venham, é crime?

                                   UMAS & OUTRAS
Velho Chico
            Advertência séria e dramática do biólogo e pesquisador da Universidade do Vale do São Francisco – UNIVASF, José Alves Siqueira: “Sem um grande trabalho de recuperação das áreas degradadas às margens do Rio São Francisco, o chamado “rio da salvação nacional” corre sérios riscos de uma extinção inexorável”.

Esperança
            Apesar da gravidade desse alerta, Siqueira, apressa-se em esclarecer que a melhor saída para impedir essa grande desastre que seria o fim do rio São Francisco, está mesmo na construção do projeto de transposição. O problema é que as obras estão correndo a passos de tartaruga, quando exige o máximo de urgência.

 Aplausos
              O governador Cid Gomes, acerta mais uma vez, ao anunciar que pretende transformar velhos galpões da antiga Rede Ferroviária Federal S/A – RFFESA, em equipamentos que farão daqueles locais um dos mais importantes polos de artes plásticas do Nordeste. Ali serão instalados pinacoteca, ateliês, lojas de materiais e café.

 Esbanjador “cassável”
            Não admira o baixo conceito do Poder Legislativo brasileiro revelado em pesquisas populares. Agora mesmo, um deputado gaiato do Paraná, Alex Cangrini (PTB), defende na Câmara dos Deputados um projeto que ignora a LRF: permitir às prefeituras aumentarem os gastos com funcionários públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...