quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

INSS vai realizar acordos com segurados para evitar pelejas judiciais

Preocupado com o número de processos na Justiça, o INSS baixou, na segunda-feira, uma resolução conjunta para poder fechar acordos com segurados antes de as questões chegarem às vias judiciais. A Defensoria Pública da União foi procurada pelo órgão e deverá participar das conciliações ainda na esfera administrativa (recursos apresentados pelos segurados nas agências da Previdência).

Em nota, o INSS informou que o objetivo é agilizar a resolução dos conflitos e diminuir os gastos, já que os processos judiciais têm um custo mais alto. Segundo a Previdência, a conciliação é uma prática comum nas revisões judiciais feitas pelo órgão. Só em 2012, houve cerca de cem mil acordos envolvendo o INSS e a Justiça Federal.

O prazo para início das conciliações de casos registrados nas agências do INSS será publicado, nos próximos dias, mas a previsão é que comecem até maio. Somente serão analisados casos em que o montante pedido pelo segurado não passe de 60 salários mínimos (R$ 40.680).

Especialista em Direito Previdenciário, o advogado Eurivaldo Neves Bezerra vê com desconfiança a novidade. Para ele, o segurado pode acabar no prejuízo, se não tiver um acompanhamento jurídico adequado:

— Uma pessoa leiga vai acabar aceitando qualquer acordo para poder receber logo o dinheiro, sem saber o que realmente poderia receber, caso tivesse um especialista o ajudando na conciliação. Não sei se a Defensoria Pública da União realmente terá estrutura para esse acompanhamento.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/economia/inss-vai-fazer-acordos-com-segurados-para-agilizar-recurso-administrativo-7438585.html#ixzz2JSIPiwTL

Fonte: Extra - Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...