sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

LARGADA PRESIDENCIAL

Julieta Brontée

Diante do pontapé inicial dado pelos adversários dos outros Partidos, a presidenta Dilma dá sinais de que também já deu a largada na campanha para a própria reeleição.
Na disputa, até agora, já se insinuam os nomes de Aécio Neves, pelo PSDB, Eduardo Campos, pelo PSB e com apoio já declarado de vários caciques do DEM, além de Randolfe Rodrigues e Luciana Genro, pelo PSOL, Marina Silva por seu novo Partido, que deve se chamar SEMEAR e Zé Maria de Almeida, pelo PSTU.
Não há, portanto, tempo nenhum a perder. De todos os pré-candidatos, sem dúvida, o mais afoito tem sido o governador de Pernambuco que mesmo contando com as benesses do governo federal para alavancar seus invejáveis índices de popularidade, não se furta de tecer, aqui e ali, críticas à timidez com que a equipe econômica presidencial, que todos sabemos ser capitaneada por Dilma, em pessoa, em liberar investimentos que, segundo Campos, seriam fundamentais para aquecer a economia em momentos de crise.
Dilma não perdeu tempo. Tratou de afagar prefeitos recém-empossados com liberação de recursos, tudo de olho na Copa que se aproxima. Anunciou, em rede nacional, a redução da tarifa de energia, em índices até maiores que os esperados e mostra que diferentemente do que imaginavam seus adversários, em especiais aqueles que se fazem de falsos aliados, tem muita bala na agulha e muito combustível ainda pra queimar até 2014.
CURTO CIRCUITO
• Fedendo. Começa a cheirar mal e a saturar, a “novela mexicana” do “cachê” ganho pela cantora baiana Ivete Sangalo, por conta do “show” de inauguração do magnífico Hospital Regional do Norte, em Sobral. O que se observa é que a grandiosidade daquela obra e a sua missão salvadora de milhares de vidas na Zona Norte, fica em segundo plano.
• Finalmente. Depois de uma “eternidade”, saiu, finalmente, uma decisão da nossa lenta Justiça sobre as estripulias feitas pelo pastor da Igreja Universal, e ex-deputado Almeidinha de Jesus. Acusado, entre outros pontos, de improbidade, o saltitante ex-parlamentar teve também suspensos os seus direitos políticos por oito anos. Mas é preciso mais agilidade.
• Fungando no cangote. Na correria por votos para a presidência da Câmara, o potencial favorito, deputado Henrique Alves (PMDB), só faltou prometer “cadeira cativa no Céu” ao governador Cid Gomes para “cercar” os 22 votos da bancada do Ceará. Fala-se que o  candidato do PSB de Cid, Júlio Salgado, começa a “fungar no cangote de Henrique”.
• Facilidade. Criminosos de todos os matizes estão torcendo para que quando forem pegos pela polícia, sejam levados para o 2º Distrito Policial, em Fortaleza. É que de lá é fácil a turma se mandar. Só pra se ter uma ideia, de  acordo com a Polícia Militar, em apenas um mês, já foram registradas duas fugas.
• Pânico. Começa o pânico dos consumidores brasileiros, depois de o Copom anunciar um reajuste de 5% nos preços dos combustíveis. No Brasil, além de pagarmos a gasolina mais cara do mundo, basta uma simples ameaça de aumento, como agora ocorre, e os aumentistas oportunistas se aproveitam para disparar nos preços em geral.
UMAS & OUTRAS
• Roubo muito. Detran realiza mais um grande leilão de veículos, entre carros e motos. São 813 lotes dessa “mercadoria”, frutos de apreensões devido a irregularidades insanáveis, assim como de furtos e assaltos. O pior é que essa é apenas uma pequena parte dos veículos irregulares, cuja maior parte foge ao controle do Detran
• Arquivamento. O desembargador Francisco Gomes de Moura, autorizou o arquivamento de processo movido contra o ex-deputado Ciro Gomes. Por ocasião da greve dos policiais, ele afirmou que entre aqueles, havia “bandidos fardados”. Sejamos honestos: naquela corporação existem marginais. Ou então, não ocorreriam constantes expulsões.
• Feira. A Frutal deste ano, segundo anunciam os seus organizadores, vai ser fortalecida com mais um grande evento paralelo, no Centro de Feiras e Eventos do Ceará. Trata-se da Acorbat, Feira Mundial da Banana, patrocinada pela alemã Bayer. O Ceará merece: é um dos maiores produtores de banana do Ocidente.
• Sem jeito. Apesar de todos os esforços e boa vontade de alguns deputados junto à Receita Federal, no sentido de que seja aumentado para R$ 2.500,00 o limite para isenção do Imposto de Renda, os auditores alegam que esta nada pode fazer, já que o tamanho da “mordida do leão” só pode ser estipulado por lei do próprio Executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...