quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Congresso Nacional: Exposição que retrata Dirceu e Genoino causa polêmica na Câmara

Reprodução da imagem de José Dirceu em exposição do PT (Foto: Fabiano Costa / G1)
Reprodução da imagem de José Dirceu em exposição do PT
 (Foto: Fabiano Costa / G1)

Uma exposição de fotografias lançada nas dependências da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (19), para celebrar o aniversário de fundação do Partido dos Trabalhadores gerou indignação em parlamentares da oposição. Entre os expoentes do partido retratados na mostra fotográfica intitulada “PT 33 anos – Uma história construída estrela por estrela”, estão os ex-deputados José Dirceu e José Genoino, ambos condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento no esquema do mensalão.
Entre as atividades de comemoração aos 10 anos do PT no comando do governo federal, a cúpula petista se reúne em evento em hotel de São Paulo na noite desta quarta. Há previsão da participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff.
Líderes de partidos oposicionistas reclamaram do fato de os dois petistas considerados culpados no julgamento da ação penal estarem sendo homenageados em um espaço nobre da Casa. A exposição foi instalada em um túnel que liga o salão verde da Câmara aos plenários das comissões.
Ronaldo CaiadoPara o líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), o destaque dado a Dirceu e Genoino nos corredores do parlamento é um “acinte” e uma “agressão” à sociedade.
“Esse espaço é público, mas, lógico, tem de zelar por aqueles que foram punidos, condenados e não podem ser, neste momento, homenageados nos corredores da Câmara dos Deputados. Isso é um acinte, uma agressão a todos aqueles que querem o respeito ao homem público”, reclamou Caiado.
José Guimarões
Irmão de Genoino, o líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE), defendeu a presença de imagens do ex-presidente do PT e também do ex-chefe da Casa Civil na exposição. “O Zé Dirceu faz parte da história do PT, você discordando dele ou não. O PT não quer renegar sua história nem o seu legado. A Câmara é um espaço democrático. Inclusive, hoje, o pessoal pediu para a blogueira cubana [Yoani Sánchez] vir aqui. Isso é um espaço democrático e não tem porque não fazer isso", ressaltou Guimarães.
 
(Com informações do G1)
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...