terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Dengue: Doença triplica no país e Fortaleza fica em estado de alerta

 

Até 16 de fevereiro, 204,7 mil casos foram identificados, frente a 70,5 mil casos registrados no mesmo período de 2012, segundo balanço divulgado ontem pelo Ministério da Saúde.
Oito Estados concentram quase 85% dos casos, puxados pelo Mato Grosso do Sul, com 42 mil registros. O risco da dengue nesse Estado é quase 15 vezes maior que o índice nacional. Os dados indicam a ocorrência de epidemia em Mato Grosso do Sul e outros quatro Estados --Tocantins, Mato Grosso, Acre e Goiás.
Redução

No Ceará houve redução de 51% do número de casos notificados. Em 2012 foram identificadas 3.481pessoas contaminadas pelo mosquito Aedes aegypti, contra 1.711 ocorrências no período de 1º de janeiro a 16 de fevereiro de 2013. Na capital cearense foram contabilizados somente este ano, 181 casos de dengue. Até o momento, nenhum óbito foi registrado no Estado.
Aumento dos casos
O secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa, vê duas razões que explicam o aumento no número de casos: 1) A chegada do subtipo 4 do vírus da dengue a locais onde ele não tinha forte circulação e, assim, encontrou agora a população vulnerável a ele; e 2) Uma alta infestação de mosquitos, que sustenta a transmissão da doença.
Segundo Barbosa, Estados e municípios não devem agir apenas baseados no conceito de epidemia a partir da incidência de 300 casos por 100 mil habitantes --que classifica os cinco Estados como em epidemia.
“Qualquer aumento de transmissão deve ser considerado como surto”, diz.
Alertas

O ministro Alexandre Padilha (Saúde) fez dois alertas, um para a região Sudeste, que concentra parte importante da população, e outro para o Nordeste, que concentra quase metade das cidades em situação de alerta.
“Nós temos, sim, epidemia em alguns Estados e municípios do país. Qualquer Estado ou município que ainda não está classificado como em epidemia não pode reduzir as medidas de combate. O maior número de transmissões é até maio”, disse o ministro.
Dos 983 municípios analisados, 267 apresentaram infestação por larvas do mosquito que indicam risco para epidemia. Outros 478 estão em situação de alerta, e 238 apresentaram situação satisfatória.

QUEDA DE MORTES
Apesar de o número de casos ter subido, caiu o total de mortes e casos graves registrados este ano em comparação às primeiras semanas de 2012.
Enquanto o número de casos graves caíram 44% em relação às primeiras semanas de 2012 e 91% em relação ao início de 2010 - ano de forte transmissão da doença -, o número de mortes pela dengue caíram 20% em comparação com o mesmo período em 2012 e 77% em comparação a 2010.
Epidemia

Barbosa afirmou não ser possível, ainda, classificar o tamanho da epidemia este ano. “Temos que esperar até março para ter uma perspectiva. Não acredito que seja como 2010. No pior cenário, talvez se aproxime de como foi em 2011”, disse.
O ministério alertou para que gestores locais e a população prestem atenção aos criadouros de mosquitos e para que os municípios estejam com a rede de saúde preparada para atender os casos da doença.
(Com informações do O Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...