sexta-feira, 15 de março de 2013

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

 
HABEMUS PAPAM

A escolha do cardeal argentino Mario Jorge Bergoglio para a cadeira de Pedro na Santa Sé é a prova cabal de que a Igreja Católica pretende retomar os espaços perdido para as igrejas neopentecostais, em especial, na América Latina.
Não sabemos, evidentemente, o que se passou naquela sala onde a escolha do novo Papa se deu, mas ninguém duvide que até o nome Francisco, como doravante deverá ser chamado o agora Sumo Pontífice, cardeal Bergoglio, deve ter sido cuidadosamente selecionado.
Num momento em que a Igreja Católica está sendo protagonista dos piores escândalos sexuais, financeiros, de ostentação de luxo e riqueza e a cada dia mais distante do povo de Deus, nada mais restou a seus cardeais que, num movimento de reação a tudo isso, colocarem como líder e, portanto, porta-voz dessa Igreja ( sim, porque o Papa é, antes de tudo um porta-voz, a principal figura pública da instituição, Igreja Católica), um homem, um sacerdote cuja imagem e histórico são do oposto da realidade hoje vivida pela instituição que irá dirigir.
O primeiro movimento foi a retirada do eurocentrismo já arraigado na escolha dos Papas. Colocou-se um latino-americano. Continente onde o catolicismo é extremamente forte, porém, onde vem perdendo espaço para as igrejas neopentecostais. Esse sacerdote, Bargoglio, é conhecido por seus hábitos franciscanos, apesar de ser jesuíta. Entenda-se por hábitos franciscanos a extrema simplicidade na forma como vive, a ponto de, mesmo sendo um cardeal, morar em um apartamento simplório, onde cozinha a própria comida, fazendo uso de transporte público, na cidade de Buenos Aires, onde vivia até sua eleição papal.
Além disso, vivendo entre os pobres, com discursos fortes contra as mazelas do neoliberalismos, mas ao mesmo tempo, para não fugir a trilha conservadora e moralista que tem pautado a Igreja Católica, é ferrenho opositor de pautas como a união homoafetiva, a adoção de crianças por homossexuais e o aborto, muito embora declare que respeita as opções individuais de cada um e tenha profunda compaixão por doentes contaminados pelo HIV, a ponto de promover cerimônias de lava-pés em hospitais, onde beija os pés de portadores do vírus. Além disso é crítico mordaz de sacerdotes que se recusam a batizar crianças havidas fora do casamento, a quem chama de hipócritas.
O nome Francisco, muito embora São Francisco Xavier fosse jesuíta e seja considerado o maior missionário da Igreja, da mesma Ordem, portanto, do novo Papa, a escolha do nome Francisco, certamente foi também uma alusão à missão de reconstruir a Igreja Católica, através de um retorno ao povo de Deus, já que a tradição católica nos conta que São Francisco de Assis ouviu de Deus o seguinte chamado, quando a Igreja Católica, no século XIII, se encontrava devastada pelos desvios da mundaneidade, como hoje se encontra novamente: “Francisco, vai e reconstrói a minha Igreja!” E Francisco, o de Assis, foi e reconstruiu.

CURTO CIRCUITO
• Engajamento  - Presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque (PSB), quer a população cearense engajada nas discussões da Casa do povo, principalmente, nos temas de fundamental importância para nosso Estado,  como a refinaria (prometida para o Ceará no governo do então presidente Lula), a Transnordestina e a transposição do rio são Francisco.

• Fim de mordomia -  Por falar no presidente da Assembleia, José Albuquerque também anunciou, ontem, o fim de 13º e 14º salários para os deputados estaduais, acompanhando decisão do Congresso Nacional. Agora, de acordo com a nova regra, o benefício passa a ser oferecido duas vezes durante os quatro anos de mandato: um no início e outro no final de cada legislatura.

• Ou ata... 
  ...ou desata: Os petistas aumentam a pressão para que a presidenta Dilma Rousseff dê um ultimato ao governador de Pernambuco Eduardo Campos, pré-candidato à presidência da República, para que seu partido entregue, imediatamente, os cargos que seu partido, o PSB, detém no Governo.

UMAS & OUTRAS
• PEC das Domésticas - A Proposta de Emenda à Constituição que amplia os direitos dos trabalhadores domésticos, deve ser votada em Plenário na terça-feira (19). Foi o que informou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Daqui pra frente só vai ter doméstica (o) quem poooooooooode!
  • Balacobaco - Lí na imprensa que uma calcinha, desta feita, salmão, com uma garrafa miniatura e um pote com um creme (identificado como mousse de limão) foram encontrados no chão da sala da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Lembram que há poucos anos apareceu uma calcinha vermelha nos salões da Câmara? Pois é, virou mesmo bagunça!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...