sexta-feira, 29 de março de 2013

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

 
A Páscoa da transformação
 
Chegamos a mais uma Sexta-feira da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, dia que simboliza a morte do homem velho e o nascimento do novo, revigorado em espírito, por isso é dia que deve ser marcado pela reflexão.
Temos um novo papa, que se propõe a trazer essa renovação ao seio da Igreja, com uma opção pela simplicidade e pelo amor ao povo de Deus, que nos faz lembrar dom Helder Câmara e que era, desde o princípio, a mensagem que nos queria passar o Filho de Deus. Jesus, naqueles dias finais, nos deixou o que Ele chamou de o novo mandamento, aquele que deveria estar acima de todos os demais: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” e de tanto nos amar entregou-se à Paixão, ao sofrimento que nos remiu de todas as nossas faltas. Se Ele nos amou, a ponto de tamanha entrega, como podemos ser tão egoístas de vivermos sempre voltados somente para nossos próprios umbigos, esquecendo-nos de todos os padecimentos de nossos irmãos e mais, discriminando-os quando o próprio Cristo, que não tinha pecado algum, jamais discriminou.
Quem prega o ódio e deprecia o irmão não pode se dizer cristão e é quem demonstra verdadeiramente uma grande degradação moral. Que esta não seja apenas mais uma Páscoa, mas que seja aquela em que ocorra a verdadeira transformação interior, em cada um de nós, pois é por onde a verdadeira mudança deve começar.


CURTO CIRCUITO

• Unificação - Merece elogios a maneira como o vereador Walter Cavalcante (PMDB), presidente da Câmara Municipal, conduz aquela Casa em termos de relacionamento entre os parlamentares dos mais variados partidos e posições. Para Walter, por mais que haja posições antagônicas, os parlamentares têm o dever de defender a unidade da Casa como instituição do povo.
 
• Imobilidade -             Causa surpresa a maneira “desligada” como o amontoado de deputados estaduais, que se dizem governistas, mantêm-se imobilizados, enquanto a pequena oposição, da Assembleia Legislativa, ataca o governador Cid Gomes em decorrência dos problemas por ele enfrentados diante do aumento da criminalidade, no Ceará, sabendo-se que não é dele a culpa.

• Fora, Feliciano - Na manhã da última quarta-feira, por pouco o mundo “não veio a baixo” , dentro e fora do plenário da Assembleia Legislativa. E tudo por conta de ruidosas manifestações de várias categorias e tendências, contra a permanência do deputado Marco Feliciano, na presidência da Comissão de Direitos Humanos, da Câmara dos Deputados. Se nem o presidente do Congresso Nacional conseguiu desbancá-lo...
  • Patrimônio -              Reacendem-se, na Câmara Municipal de Fortaleza, movimentações de vereadores preocupados com o sucateamento e até a destruição do patrimônio público arquitetônico de Fortaleza. Segundo denuncia o vereador Evaldo Lima, líder do governo naquela Casa,  especuladores imobiliários não estão poupando prédios valiosos para a história de Fortaleza. Sem ações para neutralizá-los.

UMAS & OUTRAS
• Nem tanto -             Durante a festa dos 91 anos do PCdoB, o ex-presidente Lula desmanchou-se em elogios àquele sigla, que considerou “o mais forte aliado do nosso partido na recente história política do País”. Não é assim que pensa a maioria dos comunistas do Ceará. Para eles, o PT, que se esvazia do seu conteúdo, tem “sugado” o PCdoB como aliado. Mas eles “góstião”!”

• Missão -             Segundo lideranças tucanas do Ceará, como o é o caso do deputado João Jaime, foi muito oportuna a escolha do ex-presidente FHC para a missão de juntar as grandes lideranças nacionais do partido, como o ex-governador José Serra, em torno do senador Aécio Neves, para a presidência da República. Para ele, “o PSDB unido é a única força capaz de encarar o PT.

• Pró-corrupção - Para o jornalista Merval Pereira, do “O Globo”, nos últimos governos do Brasil, sob a liderança do PT, o presidencialismo de coalizão, defendido cada vez mais pela presidente Dilma, “vem sendo progressivamente distorcido, passando a ser transformado em poderosa força de apoio e leniência com a corrupção, como desculpa para garantir a governabilidade”.

FELIZ PÁSCOA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...