sexta-feira, 1 de março de 2013

PT inicia série de eventos no Ceará e afaga Cid Gomes


Valor Econômico.


Por Murillo Camarotto | De Fortaleza


Principal voz dissonante ao voo presidencial do PSB em 2014, o governador do Ceará, Cid Gomes, tem recebido atenção especial do governo federal. Somente neste ano, Cid já se reuniu algumas vezes com a presidente Dilma Rousseff, com quem espera desengavetar, entre outras coisas, uma refinaria de petróleo. Nos últimos dias, ele recebeu a visita de quatro ministros e ontem foi anfitrião do primeiro seminário em comemoração aos 10 anos do PT no Planalto, que contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A manutenção da aliança com o PT também pode ser fundamental para Cid fazer o sucessor no ano que vem.
Sem citar diretamente a possível candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), ao Planalto, Lula disse que não vai dar palpite nas negociações políticas para a eleição do ano que vem. Alertou, no entanto, para a necessidade de reeleger Dilma. "Aconteça o que acontecer, nós temos candidata a presidente e vamos eleger a Dilma", disse Lula.
A escolha do Ceará como primeiro destino do seminário petista foi uma forma de afagar Cid pela oposição declarada à candidatura do colega pernambucano Eduardo Campos (PSB) à Presidência da República. "Nós queremos a manutenção da aliança com o PSB e, sem dúvida, que o evento é uma demonstração de apreço ao governador Cid; é simbólico", disse o deputado federal Arthur Vieira Bruno (PT-CE). Na mesma linha, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), disse que a escolha de Fortaleza para a reunião considerou a postura de Cid em prol do apoio à reeleição de Dilma.
A presidente deve visitar o Ceará no dia 21, quando receberá de Cid o terreno onde será erguida a Refinaria Premium II, da Petrobras, investimento de US$ 12 bilhões que o governador faz questão de oficializar. Nos últimos dias, Cid recebeu em Fortaleza os ministros do Desenvolvimento Social, Previdência Social, Pesca e Agricultura. Na avaliação de uma fonte no governo do Ceará, a lealdade de Cid está sendo recompensada por um "pacote de bondades".
O cearense, entretanto, tem outros interesses em jogo. Cid pretende fazer o sucessor no ano que vem, e a candidatura de Eduardo Campos ao Planalto pode dificultar seus planos, pois colocaria como adversários PT e PMDB, aliados importantes na esfera local. O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, não esconde o desejo de ser governador do Ceará, nem que para isso tenha que romper com o hoje aliado Cid. Caso Campos desista e o PSB apoie a reeleição de Dilma, Cid teria mais força para impor o nome que desejar.
"A sucessão no Ceará passa, obrigatoriamente, pela sucessão nacional. Se o PSB se mantém conosco na esfera federal, é natural que Cid indique o sucessor", disse o petista Vieira Bruno. O preferido de Cid para sua cadeira é o atual secretário estadual de Fazenda, Mauro Filho (PSB), mas correm por fora o ministro da Secretaria de Especial de Portos, Leônidas Cristino (PSB), e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB).
Apesar de ser contrário à candidatura de Campos, o governador do Ceará não está satisfeito com o papel do PSB no governo Dilma. Não se trata, segundo seus interlocutores, de cargos, mas de uma participação mais efetiva nas decisões estratégicas, sobretudo na política econômica. Ontem, ao chegar ao seminário petista, ele defendeu que Campos seja indicado como vice de Dilma, em detrimento do PMDB. Segundo Cid, o PSB almeja a Presidência da República e vai construir um projeto de poder.
Na abertura da festa petista, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse que o Ceará é "o Estado apropriado para falar em alianças". O dirigente elogiou o apoio de Cid e afirmou que "essa aglutinação tem que continuar". Vaiado por petistas simpáticos à ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins - um desafeto político e pessoal - Cid disse à plateia que se orgulha de fazer parte da coalizão que hoje governa o país e que sempre foi fiel ao PT e ao ex-presidente Lula, a quem chamou de "o maior brasileiro de todos os tempos". Lula e Cid devem conversar longamente hoje, quando o ex-presidente será homenageado por uma universidade cearense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...