sexta-feira, 29 de março de 2013

Vacinação contra gripe será realizada entre 15 e 16 de abril

 
O Ministério da Saúde anunciou que a meta da Campanha Nacional de Vicinação contra a Gripe, lançada no último dia 26, é neste  ano imunizar 31,3 milhões de brasileiros. A ação está programada para ocorrer entre 15 e 26 de abril, em 65 mil postos de saúde espalhados por todo o Brasil.
 
Poderão se vacinar:  
- pessoas com 60 anos ou mais
- crianças de 6 meses a 2 anos
-  gestantes
- profissionais de saúde
- doentes crônicos
-  indígenas
- encarcerados
-  mulheres em até 45 dias após o parto (puerpério). Esse último grupo foi incluído este ano.

A vacina é contra os três subtipos do vírus da gripe que mais atingiram os brasileiros no último inverno:
A/H1N1, causador da chamada gripe suína;
A/H3N2; e
influenza B.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, as mulheres em estado puerperal entraram no grupo prioritário por terem as mesmas condições de saúde das gestantes, e porque o imunizante ajuda a proteger o bebê através da amamentação.

O dia de mobilização nacional da campanha será 20 de abril, um sábado.

A vacina oferece proteção apenas contra a gripe, não contra os resfriados. Pessoas com alergia severa a ovo não devem tomar a vacina contra a gripe.

No grupo dos doentes crônicos que têm direito a receber a vacina nos postos de saúde, estão obesos, cardíacos, transplantados, diabéticos, doentes renais e pacientes hepáticos, entre outros. É preciso apresentar prescrição médica no ato da vacinação.

O Ministério da Saúde pede atenção com vacinas da rede privada. Elas podem ser de campanhas passadas e consideradas “velhas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...