domingo, 26 de maio de 2013

Pesquisa revela: Empregos estressantes podem deixar mulheres com dificuldade de encontrar parceiros

Pesquisadores descobriram que as mulheres com altos níveis de cortisol são classificadas como sendo menos atraentes pelos homens do que as que são mais relaxadas. Isto pode ser uma má notícia para as desempenham funções estressantes e estão em busca de um amor.

O efeito ocorreria, segundo os cientistas, porque a face carrega fortes sinais sobre a saúde e a fertilidade da pessoa. Aquelas que têm altos níveis de estresse são geralmente menos saudáveis. Entretanto, os pesquisadores notaram que a força do sistema imune da mulher não afeta a atratividade pelo sexo oposto. Estudos anteriores com homens mostravam que eles tendem a se interessar mais por mulheres menos estressadas e com sistema imune forte.

— Talvez, então, os baixos níveis de cortisol sinalizem a saúde no rosto da mulher — disse ao “The Telegraph”, o biólogo da Universidade de Turku (Finlândia), Markus Rantala, coordenador do estudo. — Uma explicação alternativa é que a atração facial sinaliza o potencial reprodutivo, que é mediado, em parte, pelo hormônio do estresse.

A pesquisa foi publicada no “Royal Society Journal Biology Letters”. Os cientistas vacinaram 52 mulheres jovens com Latvian, contra o vírus hepatite B. Eles, então, recolheram amostras de sangue para medir a sua resposta imune e os níveis de cortisol. Eles pediram a 18 homens heterossexuais para avaliar a atratividade de cada mulher, que teve o rosto fotografado. Aquelas com baixos níveis de cortisol no sangue foram avaliados como mais atraentes.
O cortisol é o hormônio que desempenha uma série de papéis no corpo, incluindo a supressão do sistema imune e auxílio ao metabolismo. Na literatura médica, ele é produzido quando o corpo está sob estresse ou quando o indivíduo está ansioso.

Fonte: O Globo - Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...