sexta-feira, 23 de agosto de 2013

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO


Curiosidades de Assunción
Na semana passada, como os amigos viram, cobrimos para este matutino a posse de Horacio Cartes na presidencia do Paraguay. Anotei alguns tópicos pra comentar depois, eis que uma coisa é o factual e outra coisa é essa conversa da gente aqui, neste espaço, toda sexta-feira que Deus dá.
Muita gente não sabe e nem poderia saber, já que não conhece a cidade, mas as ruas do centro de Assunción, capital,do Paraguay não têm semáforos. Todo o tráfego é comandado por guardas de trânsito numa apitação contínua e sem fim. Ah! Outra coisa, quem quiser atravessar as ruas que se dane que eles, os motoristas, não estão nem aí! Por sinal, não sei se porque era festa, mas nos tres dias que passamos lá, não vimos uma só bituca de cigarro nas ruas. Tudo limpíssimo, bonito de se ver. Também nos chamou a atenção a quantiade de policiais fazendo a segurança da cidade, eram guardas e mais guardas em cada esquina. Talvez, também, por conta da festança da posse lá do homem.
Nas ruas bem cuidadas de Assunción, caminhando entre o Palácio de Los Lopez em direção à catedral de Nossa Senhora de Assunção, padroeira que dá nome à capital, chamou atenção as plantas nas calçadas e passeios: laranjeiras, muitas laranjeiras. Quer dizer: em Asunción o tira-gosto pode estar bem à mão do freguês. Outra coisa, os paraguaios têm um carinho especial pelos brasileiros, coisa que não acontece quando trata-se de seus irmãos argentinos.
CURTO CIRCUITO
• Falando russo 
 Mônica Aguiar, prefeita de Camocim, o marido Sérgio, primeiro secretário da Assembleia, Edmundo Novais,da ADECE e o consultor empresarial Aécio Gonçalves embarcam na semana que vem para São Petersburgo. Vão conversar com os interessados na construção do estaleiro no Ceará.
• Estusiasta 
 O ouvidor-geral da Promotoria Pública do Ceará, José Waldo Silva, é um entusiasta do trabalho do TCM sob o comando de Chico Aguiar. Não perde um encontro promovido pela Corte, nem deixa de falar ao público sobre a importância da participação das pessoas no controle dos gastos municipais.
• Aliás...
Assistindo esta semana ao encontro do TCM, ouvi da procuradora-geral Leiliane Feitosa, esta frase: Só existe uma forma de não se descobrir um crime praticado contra a administração pública; é se ele não for feito. Leiliane tenta convencer à turma da “licitação” que o crime não compensa.
• Exemplo há 
 Tem uma briga feia do povo do Crato com o bispo Panico, por conta da venda de uma porção de casas da diocese. Pior; espalham que é pra pagar agiotagem. Se quiserem mesmo botar o bispo pra fora, procurem um certo Deputado em Sobral. Ele tem a receita.
• Deu na Folha 
Segundo a “Folha”, ex-presidente Lula da Silva era useiro e vezeiro em barrar parlamentares de oposição, nas muitas caravanas internacionais por ele chefiadas. Pior ainda, esses oposicionistas tinham que ceder vagas para parentes de aliados. Pior ainda: quem “filtrava” era o assessor de Dirceu, Waldemar Diniz, “enrolado” com o Carlinhos Cachoeira...
UMAS & OUTRAS
• Saiu por aí... 
 “Pressionado, Cid Gomes tira caviar do cardápio”. Então vamos lá; seria assim? Cid Gomes troca ova de esturjão por ova de curimatã. Entradas nos almoços do Abolição serão torresmo e piaba seca? Terá pinga no lugar de vinho? Então que seja pelo menos cachaça velha de Viçosa, do alambique do coronel Chico Caldas.
• Coisa à toa 
A ser verdadeira a denúncia de um vereador de Fortaleza de que neguim anda pagando “manifestante” pra acampar no Cocó, a coisa fica feia. Falar nisso; quem é mesmo essa gente que passa dias e noites e medrugadas na beira do charco? O que fazem? De onde vêem? O que sabem sobre o que ocorre? Onde moram? Que histórico de vida têm?
• O Giba descobriu 
Os canais eróticos da Playboy na TV por assinatura acabam de alcançar 400 mil assinantes, recorde histórico no segmento. E a grande surpresa é que 49% são mulheres, que ligam nos canais calientes especialmente em torno das 13 horas, quando estão sozinhas em casa. Gente!!!  Aí tem.
• Ainda??? 
Quando se pensava que o truculento terrorista ex-deputado Carlos Mariguella, autor intelectual de vários crimes, estava definitivamente fora da nossa vida política, eis que, de repente, ele terá um livro com os seus pronunciamento quanto à frente da organização criminosa Frente Libertadora Nacional, no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...