terça-feira, 17 de setembro de 2013

Ciro apresenta medidas para dar fim ao "piscinão" do HGF

cirogomm
“Contratar 250 leitos em hospitais privados e filantrópicos para desafogar os principais hospitais do Ceará e acabar com o “piscinão” do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). É o que propõem o titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Ciro Gomes, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.
Os gastos com a contratação de leitos serão partilhados entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). A medida, anunciada ontem após reunião entre os dois gestores, no Paço Municipal, deverá ser implantada nos próximos 30 dias. A expectativa é aumentar a capacidade da rede pública estadual e disponibilizar mais 300 leitos domiciliares funcionando como rede de apoio. O prefeito ainda não sabe quanto será gasto com a medida, mas tanto ele quanto Ciro garantiram que não faltará verba.
Ao tomar posse, Ciro prometeu que, em 90 dias, extinguiria o “piscinão”, área improvisada onde pacientes aguardam um leito. Ontem, o secretário afirmou que, alterando a estrutura física do HGF, é possível conseguir lugar para mais 50 pacientes. Ciro também disse que, com pequenos ajustes, é possível conseguir mais 60 leitos no Hospital Geral Waldemar de Alcântara (HGWA), em Messejana. “É importante lembrar que muitos pacientes que estão nos corredores dos hospitais podem ficar internados nesta rede de retaguarda com dignidade”, afirmou Roberto Cláudio.
Em casa
Os 300 leitos domiciliares fazem parte dessa solução emergencial para desafogar os grandes hospitais. Segundo Ciro, o paciente internado em casa pode ter o mesmo suporte que teria em uma emergência do HGF, por exemplo. “Em vez de o paciente ficar maltratado ou no desconforto de um hospital, ele fica com sua própria família. A gente vai antes no domicílio, prepara o local para recebê-lo e essa equipe médica visita o paciente todo dia. É nutricionista para ver sua alimentação, fisioterapia, higiene e o médico vai lá consultar.”
(O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...