terça-feira, 24 de setembro de 2013

Governo aponta falta de interesse da Petrobras em firmar parceria com GS Energy

A falta de interesse da Petrobras para concretizar a parceria com a empresa sul-coreana GS Energy (GSE) na implantação da refinaria Premium II, foi apontada pelo Governo do Estado como o principal motivo da desistência dos futuros investidores.
“Essa é uma questão muito mais política do que técnica. Ficamos empenhados para conseguir essa empresa estrangeira, tivemos o sinal positivo dela e a Petrobras nada fez, pelo contrário, não se esforçou em nada para fazer a negociação final da parceria”, destaca Alexandre Pereira, presidente do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico (Cede)
O secretário pontua que a instalação da Refinaria não depende mais somente da busca por novos investidores, mas também do esforço do Governo Federal em manter esses acordos para a criação do polo petroquímico. “Nosso problema vai além dos investidores. Já foi feito a doação do terreno, iniciamos o processo de cercamento e até os índios já foram indenizados. Resta a Petrobras nos colocar como prioridade”, comenta.
O governador Cid Gomes esteve na Coreia do Sul no início de setembro de 2012 e lá se reuniu com a diretoria da GS Caltex (empresa do grupo GSE) para buscar apoio dos coreanos. A desistência do grupo veio no último dia 30 de agosto, através de um e-mail enviado ao governador Cid Gomes.
Apoio Político
Outro ponto levantado por Pereira foi à tímida participação da bancada cearense no Congresso e Senado Federal no sentido de pressionar a presidente Dilma Rousseff e presidente da Petrobras, Graça Foster, para agilizar o processo das parcerias da Premuim II.
“Temos que ter uma mobilização política na bancada cearense em Brasília. Os três senadores que são da base aliada da presidente Dilma devem pressioná-la para essa implantação”, comenta.
Um dos representantes do Estado no Senado Federal, Eunício Oliveira, disse que esteve reunido com o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, semana passada para tratar desse assunto. “Participei de várias reuniões com a presidente onde o tema tratado foi a vinda da refinaria para o Ceará. Seguiremos pressionando, mas não é uma luta fácil”, enfatizou.
Sobre a reclamação do secretário, Eunício disse que já existe esse empenho político dos deputados e senadores. “Além das reuniões com a presidente, participei de diversas reuniões com o ministro Fernando Pimentel. Mas tudo para o Nordeste é mais difícil. Os deputados e senadores sabem que a refinaria é de fundamental importância para o crescimento do Ceará. Nossa luta agora é nos unirmos para integrar nossa região ao resto do país em termo de desenvolvimento”, disse.
Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
A empresa da Coreia do Sul, GS Caltex (empresa do grupo GSE), desistiu da parceira para instalação na refinaria Premium II no último dia 30 de agosto, através de um e-mail enviado ao governador Cid Gomes.
Saiba mais
Com a desistência da GS Energy (GSE), o Governo Estadual já se articula para retomar as negociações com empresas investidoras da Rússia e da China, mantidas antes do pré-acordo firmado com os sul-coreanos.
Segundo Alexandre Pereira, a lista das empresas já estão em posse do governador Cid Gomes, onde ele próprio irá comandar o contato com esses investidores. (O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...