terça-feira, 17 de setembro de 2013

Novo Secretário de Cultura promete dar celeridade à pasta

“O ex-coordenador de Comunicação e Marketing da UFC, jornalista Paulo Mamede, assumiu ontem, no final da tarde, a Secretaria da Cultura do Estado (Secult) sob o desafio de dar “celeridade” às ações da pasta. A posse oficial aconteceu em auditório na sede da Secult, no Centro. De perfil gerencial, Mamede, que já havia recusado convite para a mesma Secult em 2008, é levado ao posto num momento de profundo desgaste da imagem do governo Cid Gomes entre artistas e produtores culturais.
A última gestão, cheia de idas e vindas, vinha acumulado duras críticas. O nome de Mamede, ligado às ações culturais na UFC, deve apaziguar, pelo menos momentaneamente, os ânimos no meio. Mamede terá apenas um ano e três meses de gestão e vai enfrentar o ano eleitoral de 2014, o que fará seu trabalho ainda mais curto: os recursos precisam ser manejados até abril.
Durante seu comando, quer fazer o que tem chamado de “tarefa cirúrgica”. Sem intenção de “teorizar” ou “inventar a roda”, o novo secretário diz pretender dar prioridade aos projetos já existentes, como a reforma do Theatro José de Alencar e o projeto da Pinacoteca do Estado, além de “agilizar” recursos para editais e o concurso público para a Secult. “Vou fazer uma força-tarefa onde tem problema”, destacou. “Eu tenho garantia do governador de que esses problemas serão resolvidos”, afirmou, referindo-se a uma eventual necessidade de aporte suplementar de recursos ou apoio jurídico e institucional do Palácio da Abolição.
Após ser anunciado como titular da Cultura, no último dia 9, Mamede convidou artistas para reuniões informais. Segundo ele, as principais reivindicações apresentadas são a solução de pendências. Ainda este mês, a III Conferência Estadual de Cultura deverá incrementar as reivindicações para o setor. A equipe de trabalho de Paulo deve ser anunciada amanhã. “Não tive nenhum tipo de orientação (do governador), nem em termos de nome”. Durante os próximos 10 dias, ele receberá relatórios dos diferentes setores da secretaria para ter detalhes da área.
Pinheiro
Francisco Pinheiro compareceu à solenidade de ontem. Em seu discurso, agradeceu às críticas “justas” e “injustas” e afirmou ter investido o recurso público de forma “clara”. O ex-secretário voltou a destacar as ações da Secult no Interior. Ele afirmou ainda que investimento em “formação” foram uma de suas marcas à frente da pasta.” (O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...