terça-feira, 22 de outubro de 2013

Aumenta número de oferta para idosos: "Viaja Mais Melhor Idade" dá descontos e acompanhante é grátis

O programa "Viaja Mais Melhor Idade" não só aumentou o número de ofertas para idosos, aposentados e pensionistas, como passou a oferecer vantagens variadas, como embarque de três passageiros mediante o pagamento de dois, em Gramado; passeio turístico grátis em Maceió; refeição extra para quem comprar o pacote para Bonito; ganho de meia pensão em Riviera, no litoral paulista; e quarto em categoria superior em Natal para o público do Viaja Mais. A informação é do Mnistério do Turismo (MTur).

O "Viaja Mais Melhor Idade" fechou o primeiro mês de relançamento com mais de 236 mil acessos em seu site. O objetivo do programa é movimentar o mercado brasileiro de turismo especialmente nos períodos de baixa temporada. “O programa vai oferecer oportunidades de viagem a um público cada vez mais numeroso”, disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
O programa atualmente oferece ofertas para 70 destinos do país. Há pacotes que incluem passagem aérea, refeições e hospedagens. Outros oferecem apenas a hospedagem e passeios avulsos.

Os destinos variam de acordo com a vocação da cidade escolhida. Há cruzeiros (Grand Amazon) pelos rios da maior floresta tropical do país que incluem safári fotográfico, um passeio de contemplação de botos e visita a um povoado indígena, com desconto de 20% para o público da terceira idade.

De acordo com a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), a população com mais de 60 anos deve movimentar R$ 1,62 bilhão no mercado de turismo este ano, 8% a mais que em 2012.

Por meio de parceria com os bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal, as empresas têm a opção de parcelar as ofertas ao público em até 48 vezes com juros reduzidos. Para participar do programa, as agências de viagens ou as operadoras de turismo precisam estar inscritas regularmente no Cadastur, vinculadas a uma entidade parceira do MTur (atualmente o Programa possui parceria com ABAV e BRAZTOA) e oferecer benefícios ou vantagens exclusivas para o público da terceira idade.

O "Viaja Mais Melhor Idade" já promoveu a venda de 599 mil pacotes de viagem desde que foi lançado (setembro de 2007 a dezembro de 2010). Os destinos mais procurados na primeira edição foram Natal (RN), Fortaleza (CE), Lins (SP), Caldas Novas (GO) e Serra Gaúcha (RS).
De acordo com o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, o crescimento dos meios alternativos se deve ao fato de os microempreendedores estarem se identificando mais com a atividade turística. 

Hoje são quase sete milhões no país que começam suas atividades com esses meios de hospedagem. “É um público crescente que acredita no setor e oferece novas opções aos turistas”, afirma. 
O Cadastur conta hoje com 45.500 prestadores de serviços de turismo, conforme levantamento do Ministério do Turismo em setembro de 2013. Em julho do ano passado eram 28 mil cadastros. 

O crescimento ocorreu após a publicação da portaria n°197, que tornou o cadastro mais simples e inclusivo. Nos últimos seis meses desse ano, mais de 1.300 agências de viagens e quase 600 transportadoras turísticas foram incluídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...