terça-feira, 22 de outubro de 2013

Senador quer reforma eleitoral para acabar com corrupção em campanhas

Ao defender a aprovação da reforma eleitoral pelo Congresso Nacional, o senador Jorge Viana (PT-AC) mencionou, nesta segunda-feira (21), o amplo apoio popular a tais medidas. Ele citou entrevista do diretor de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, Oslain Santana, publicada no jornal O Globo desse domingo (20), em que ele afirma que pelo menos metade dos casos de corrupção investigados pelo órgão estão relacionados com campanhas eleitorais. Jorge Viana destacou a opinião de Oslain favorável à reforma no financiamento de campanhas.
- Todos os questionamentos dele estão apresentados em forma de projeto – afirmou o senador.
O parlamentar, ao detalhar os seis projetos de reforma eleitoral que apresentou, lembrou que pesquisas de opinião do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) mostraram que a população condena a corrupção nas campanhas e é favorável à mudança na legislação eleitoral. Ele classificou como descaso com a opinião pública a falta de vontade de levar os projetos adiante.
Jorge Viana ainda manifestou temor de que o orçamento impositivo abra espaço para “institucionalizar a corrupção”, criando oportuniade para negociação entre parlamentares e empreiteiras.
Entre os projetos que apresentou, Jorge Viana sublinhou o que criminaliza a prática de caixa 2 em campanhas, o que – observou, com referência ao mensalão – “só é considerado crime quando praticado pelo PT”. O senador declarou esperar que também seja investigado o “mensalão original” do PSDB. (Agência Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...