segunda-feira, 21 de outubro de 2013

UFC realiza evento com o sociólogo Boaventura de Sousa Santos

O prestigiado sociólogo português Boaventura de Sousa Santos participará, de 22 a 25 de outubro, de diferentes eventos na UFC. Na terça-feira (22), faz-se presente na abertura do Encontro Internacional de Ecologia de Saberes – Construindo o Dossiê sobre os Impactos dos Agrotóxicos na América Latina.

Às 18h, ministrará aula aberta na Concha Acústica da UFC, onde também lançará o livro Direitos humanos e desenvolvimento. Professor catedrático da Universidade de Coimbra (Portugal), Boaventura é também coordenador do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa. Um de seus mais recentes projetos é o Centro de Estudos Sociais da América Latina (CES-AL), criado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O Encontro Ecologia dos Saberes é organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e tem o apoio da UFC. As inscrições para o evento já estão sendo realizadas on-line (saudecampofloresta.unb.br), e a programação ocorrerá na Concha Acústica (Av. da Universidade, 2853) e no auditório da Faculdade de Direito (Rua Meton de Alencar, s/n - Centro).

Haverá também uma visita de campo na Chapada do Apodi organizada pelo núcleo Tramas-UFC e grupo de pesquisa do Movimento 21 de Abril. O encerramento desse Encontro que seria na Faculdade de Direito foi transferido para a Casa de José de Alencar, a partir das 9h do dia 25 de outubro.

Da programação constam mesas e debates entre pesquisadores, militantes, trabalhadores e gestores dos serviços públicos de saúde sobre a questão dos agrotóxicos e o método ecologia dos saberes. Ao final do encontro, será produzido um dossiê latino-americano sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde. Os detalhes da programação e as informações sobre as inscrições podem ser encontrados na Internet.

PRIMAVERA NO DIREITO –
O pesquisador proferirá também a palestra de encerramento do seminário Primavera no Direito: uma Flor Pode Romper o Asfalto?, promovido de 23 a 25 de outubro pelo Centro de Assessoria Jurídica Universitária (CAJU) da Faculdade de Direito da UFC. No evento, que comemora os 16 anos do Centro, o sociólogo português ministrará a palestra "Teoria sociojurídica da indignação social", prevista para o dia 25 de outubro, sexta-feira, à noite a partir das 18h30min, no Auditório da Faculdade de Direito (Rua Meton de Alencar, s/n, Centro).

Também participam como convidados os pesquisadores Lola Aronovich (Letras-UFC), Clarissa Figueiredo (Arquitetura-UFC), Ana Lia Vanderlei de Almeida (Direito-UFPB) e Roberto Efrem (Direito-UFPB), dentre outros. Toda a programação será realizada nos dias 23, 24 e 25 deste mês, sendo distribuída entre salas e o Auditório da Faculdade de Direito da UFC. Mais informações e inscrições no site do seminário (www.primaveranodireito.com) ou em sua fan-page (www.facebook.com/PrimaveranoDireito)

Fonte: Profª Márcia Machado, Pró-Reitora de Extensão da UFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...