segunda-feira, 25 de novembro de 2013

FIEC recebe currículos para seleção da 4ª edição do Programa Apóstolos da Inovação



A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI), está recebendo currículos, até o próximo dia 2 de dezembro de 2013, para seleção da quarta edição do programa Apóstolos da Inovação. Nesta edição serão selecionadas duas turmas de 12 alunos cada, sendo seis das universidades e faculdades cearenses e seis do ITA ou outras Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs). Uma turma vai abranger a Região Metropolitana de Fortaleza e outra a Região do Baixo Jaguaribe, onde funciona a Casa da Indústria e está instalado o Polo Regional de inovação. O edital já pode ser acessado pelo site do INDI ( www.sfiec.org.br/indi), em documentos técnicos.

Poderão participar estudantes de graduação, que tenham cursado o 8º semestre, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Centro Universitário Christhus (Unichristhus), Universidade de Fortaleza (Unifor) e FA7, além do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Eletrônica, Mecatrônica, Produção, Mecânica, Química, Química Industrial, Metalúrgica, Alimentos, Biologia e Biotecnologia, Administração de Empresas e Informática (software, teleinformática ou TIC) e outros ICTs. Eles devem disponibilizar o tempo integral durante a realização do programa. Os universitários realizarão as atividades durante quatro semanas do período de férias, de  6 a 31 de janeiro.

Os currículos devem ser encaminhados por meio do e-mail apostolos@sfiec.org.br ou diretamente para a sede do INDI, situada à Avenida Barão de Studart, 1980, 4º andar. A inscrição será efetuada mediante a entrega dos currículos. Em seguida, o candidato o questionário de Análise de Interesses, que será encaminhado ao e-mail informado no currículo, até o prazo final das inscrições. Para isso, candidato deve estar ciente do edital. A seleção será feita pela análise de currículo e entrevista. Os jovens selecionados receberão apoio para custeio e participarão do Programa, onde será possível conhecer lideranças políticas e empresariais, além de mercados, para a identificação de oportunidades para empreender.

Programa Apóstolos da Inovação
É um trabalho de férias (Summer job) com 12 alunos graduandos de alto desempenho dos cursos de Engenharia, Computação, Telecom e Administração de Empresas, sendo 6 do ITA e mais 6 de Universidades Cearenses. Os alunos são desafiados a identificar oportunidades de inovação e novos negócios para as indústrias em questão. Para tanto, eles passam todo o mês das férias estudando o setor, visitando empresas, conversando com empresários e técnicos para identificar tais oportunidades e demandas.

Ao final de cada edição, os alunos fazem uma apresentação dos principais achados e apontam oportunidades de inovação e de negócios para o setor estudado. Já foram realizadas três edições.

Dependendo do interesse, as empresas poderão desenvolver com os alunos um Projeto de Inovação Tecnológica na empresa.

Como as empresas podem participar?
É só receber os alunos em visita ao parque fabril da empresa e colocá-los em contato com o CEO ou com algum diretor a fim de expor os principais desafios tecnológicos da empresa aos alunos.

Instituições Participantes: ITA; UFC; Universidade Estadual do Ceará; Unichristus; FA7; e UNIFOR.

(Marcellus Rocha- INDI/FIEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...