sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Médico cubano é afastado das funções por ministrar dose errada de medicamento

Integrante do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, o cubano Isoel Gómez Molina foi afastado ontem das funções pela Secretaria de Saúde de Feira de Santana (BA), a 109 quilômetros de Salvador. Molina é acusado de prescrever superdosagem de dipirona (analgésico e antitérmico) a bebê de um ano e 10 meses. A criança, porém, não chegou a ser medicada na quantidade indicada por ele.

A denúncia de má atuação foi feita por outra médica da cidade, que atendeu o bebê numa policlínica e pediu para ver a receita que havia sido passada por Molina. No documento, ele indica que sejam ministradas 40 gotas do medicamento ao bebê, de 10,2 quilos. O indicado na própria bula do remédio era que a dose deve ser de uma gota por quilo.

A receita foi levada à direção da unidade e repassada para a Secretaria da Saúde, que instaurou sindicância para apurar o caso, junto com a Secretaria Estadual e o Ministério da Saúde. As apurações, de acordo com o órgão, vão durar até 30 dias, período no qual Molina ficará afastado.
A mãe da criança, a diarista Gilmara Santos, porém, afirma que Molina não errou: “Ele explicou que seria uma gota por quilo do meu filho, só errou na hora de escrever a receita”, alegou, durante protesto de moradores da região na frente do posto de saúde no qual o médico trabalha, pedindo o retorno dele, na manhã de ontem.
“Querem prejudicar os cubanos, porque eles atendem bem”, afirmou Gilmara, que diz desejar que o profissional volte a atender no posto de saúde. De acordo com Gilmara, como a febre do filho continuou após o uso do medicamento, ela decidiu procurar a policlínica.
Treinamento

Segundo a secretaria municipal, trabalham na cidade 12 integrantes do Mais Médicos. O órgão ainda afirma que, por causa da ocorrência, eles passarão por um treinamento, no fim de semana, com profissionais do Sistema de Assistência Farmacêutica da cidade. Foi o primeiro afasta mento de um profissional do programa.
 Gómez Molina atuava havia duas semanas no posto do Programa Saúde da Família do bairro Viveiros. (das agências de notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...