quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Por que a SEDA de Geraldo Júlio ainda continua sedada?

Por Noélia Brito
Foi com grande estardalhaço que o prefeito Geraldo Júlio anunciou, logo após a sua vitória para conduzir a Prefeitura da Cidade do Recife, a criação da SEDA, Secretária Executiva dos Direitos dos Animais e que teria à frente o Vereador Rodrigo Vidal, eleito pelo PDT, justamente por defender a bandeira da defesa dos animais.

Rodrigo Vital, apesar de uma campanha humilde do ponto de vista financeiro, teve votação expressiva, o que comprovou que a bandeira da defesa dos animais é das mais caras para a sociedade recifense. Não foi por outro motivo que o prefeito Geraldo Júlio, fiel seguidor da linha do quanto mais marketing melhor do patrono Eduardo Campos resolveu inovar criando a dita secretaria.

Acontece que passados onze meses da criação da SEDA e já anunciada a saída do secretário e militante da causa, Rodrigo Vidal, para concorrer ao cargo de deputado federal por seu Partido, já nos primeiros meses de 2014, o que se tem é uma situação que revela a mais absoluta inoperância da mencionada secretaria executiva. Pelo menos é o que denunciam não apenas os que apoiaram a candidatura do então postulante Rodrigo Vital à Câmara do Recife, muitos integrantes de entidades de defesa dos animais e que hoje se sentem traídos pelo gestor, a ponto de alimentarem uma página nas Redes Sociais, cujo intuito é publicar reclamações contra os descasos da SEDA com a causa razão primeira de sua criação.

Para agravar ainda mais a situação vexatória pela qual se tem por envolta a SEDA, ninguém menos que o ex-gerente de planejamento e gestão dessa secretaria, o também militante Romero de Albuquerque, fez graves denúncias contra o órgão no programa do apresentador Aldo Vilela, na JC News, confirmando o que todos nós já suspeitávamos, ou seja, que a SEDA não passava de mais uma das grandes falácias da gestão Geraldo Júlio, uma secretaria que sequer conta com um telefone próprio para receber denúncias de maus tratos contra os animais ou de solicitações de resgates, muito menos contar com estrutura mínima.

Uma das promessas de Geraldo Júlio para os militantes da causa foi a criação de um hospital veterinário público. O prefeito até chegou anunciar que localizara um terreno e que faria licitações. Pois bem. Quem não fornece sequer uma estrutura mínima de funcionamento a uma de suas secretarias, criada, pelo visto para fazer proselitismo ou, quiçá, para abrir vaga para suplentes na Câmara de Vereadores, muito dificilmente despenderá recursos para a criação de um hospital dessa natureza.

Uma gestão que não se preocupa em reformar, aparelhar seu Centro de Vigilância Animal, como pode afirmar que priorizará a construção de um hospital veterinário. Não faz muito tempo, a OAB e a DEPOMA chegaram a denunciar o CVA do Recife por suas péssimas condições de funcionamento. Durante a gestão deplorável do ex-prefeito João da Costa, esses órgãos denunciaram que o CVA do Recife não passava de um depósito de cadáveres de cães e gatos e que só durante o período de dois anos nada menos que 20 mil animais morreram no centro. Essas denúncias vieram a tona ano passado. Para quem não sabe, a função do CVA é relevantíssima, pois o Centro deve zelar pelo controle das doenças dos animais de nossa cidade e pelas denúncias trazidas hoje à tona pelo ex-gerente da SEDA, a realidade denunciada, em 2012, pela OAB e pela DEPOMA não mudou em nada durante a gestão Geraldo Júlio. A conferir.

Noelia Brito é advogada e procuradora do Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...