quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O novo modelo de gestão a ser implantado no Estado no próximo ano pela Secretaria de Segurança Pública do Ceará, repercutiu, ontem, na Assembleia Legislativa. De acordo com o secretário Servilho Paiva, a segurança pública terá metas de redução de criminalidade, além de premiações para os policiais civis e militares que ajudarem a cumpri-las.
Integração
O deputado Manoel Duca (Pros) lembrou que o modelo proposto para o Ceará é semelhante ao adotado pelo governo de Pernambuco, em 2009, quando Servilho era titular da pasta de Segurança de lá. De acordo com o parlamentar, o modelo pernambucano conseguiu reduzir os índices de criminalidade em até 12,3%, além de proporcionar um bônus entre R$ 387,00 e R$ 3.963,60 para os policiais. “Só tem PIB maior se tiver vida”, salientou o deputado, pedindo um voto de confiança às medidas apresentadas por Servilho.
Manoel Duca defendeu, ainda, a integração da PM com a Guarda Municipal, uma vez que os servidores municipais poderiam auxiliar no combate ao crime em determinada área da cidade, mas, para isso, solicitou apoio logístico. “Insisto para que haja incentivo para as Guardas Municipais, que podem auxiliar muito os policiais militares”, disse. Ele lembrou do programa Pró-cidadania, que prevê a participação da Guarda Municipal, mas que, até hoje, não saiu do papel.
Redução da violência
O deputado Lucílvio Girão (SDD) ressaltou que, desde a entrada do secretário Servilho Paiva, a violência no Ceará vem diminuindo, apesar da necessidade de mais tempo para que, de fato, se possa observar uma redução no número de ocorrências violentas no Ceará. “Tudo precisa de um estímulo. É muito oportuno que naquelas regiões, caso diminua a criminalidade, venham a ganhar bônus”, reforçou.
Postos de Polícia
Já o deputado Dr. Guimarães (PV) exaltou a criação e instalação de postos de Polícia Rodoviária Estadual (PRE) com intuito de fiscalizar o transporte de animais, assim como o transporte irregular de outros “pertences”. Para ele, isso tem servido de incentivo para que a lei impere. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...