sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO



                        SÍMBOLO DA RESISTÊNCIA

            A morte de Mandela, embora já esperada em razão de seu precário estado de saúde, reacendeu o debate sobre o significado de toda uma luta travada em vida, boa parte dentro do cárcere que lhe foi imposto pelo regime do Apartheid que dominou a África do Sul durante longos anos. Mandela passou quase 30 anos preso, condenado por alta traição e dos porões da ditadura racista que reinou na África do Sul saiu para governar seu país até então dominado por uma minoria branca que subjugava a maioria negra, como ele. Mas é evidente que nem a liberdade nem a subida de Mandela ao poder foi obra de um homem só, mas de todos que do lado de fora da prisão continuaram a ecoar essa luta contra a opressão racial que é, antes de qualquer coisa, opressão de classe. Foi, sem dúvida, resultado da luta dos que do lado de fora continuaram a sofrer sobre si mesmos o peso da discriminação e da perseguição do próprio regime e contra o qual Mandela era um símbolo de resistência.

            Nenhuma batalha contra a opressão é batalha que se vence sozinho, por mais que se tenha indivíduos que simbolizem a resistência e o confronto contra o opressor e sem dúvida que contra o racismo temos em Mandela um dos grandes símbolo de resistência, à exemplo de figuras como Malcolm X e Martin Luther King que também dedicaram suas vidas ao combate incansável contra uma das mais repugnantes formas de subjugo que o homem inventou para explorar seu semelhante que é o racismo.

            No fundo todos sabemos que a única coisa que realmente nos distingue é nosso caráter e nossa capacidade para desenvolver teorias torpes para justificar a exploração e o desrespeito entre seres humanos. 

            CURTO CIRCUITO
Torando
Aqui no Ceará, o Ministério Público bota pra torar nos corruptos... Somos disparados, o Estado que mais prende corruptos, esses safados.  Mas, infelizmente, no Tribunal de Justiça, esses processos empacam.
Reinando
Impunes, um bando de assaltante do Erário tudo reinando na maior cara de pau nas colunas sociais. Como dizem lá no Recife,  tudo sambando na cara da sociedade... Afffffff!
Tranquilidade
Os políticos e administradores responsáveis por crimes de fraude, improbidade, corrupção, etc, e que forem condenados a devolver dinheiro público por conta de suas “estripulias”, podem dormir tranquilos. Essas dívidas poderão ser quitadas através de 60 suaves prestações. Um estímulo aos corruptos, fraudadores e ímprobos.
Acertando
Acerta em cheio o titular da SSPDS, Servilho Paiva, ao afirmar que, nos dias de  hoje, o crime em geral deixou de ser apenas uma agressão à sociedade, párea se tornar num grande e rentável negócio. Dia desses, o deputado Ely Aguiar (PSDC), disse que Fortaleza está repleta de carrões e de casas de luxo conseguidos através desse tipo de “rendimento”.
É de assombrar
O deputado Delegado Cavalcante (PDT), diz que, apesar de toda a sua experiência como policial, sente que são de assombrar números do IBGE, mostrando que, dos 15 milhões de brasileiros usuários de maconha, cocaína e “crack”, mais de um milhão estão no estado do Ceará. E isso, apesar dos esforços das autoridades nesse campo.
Protegidos
 Segundo o médico e deputado Fernando Hugo (PSDB), se há algo que não falta no Brasil são leis rigorosas contra a produção, comercialização e uso da maconha. O problema, diz ele, é que a existência de políticos e de policiais corruptos, termina servido como capa protetora dessa atividade. Ou seja, sem se neutralizar a corrupção, não dá para vencer as drogas.
É sério!

 Em mãos de autoridades governamentais, prefeitos e lideranças de todo o Ceará, um informativo do IBGE, que mostra ser mais ameaçadora do que se imagina a situação do estado em termos de reservas hídricas que, segundo aquele Instituto, só existem em nível de 50% no Alto Jaguaribe, Ibiapaba e Baixo Jaguaribe. Em algumas áreas, a reserva de água chega a ZERO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...