quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Juiz Corregedor defende criação de Centro de Triagem em Itaitinga


O juiz corregedor de presídios da Comarca de Fortaleza, Cézar Belmino Barbosa Evangelista Júnior, sugeriu ao Governo do Estado a instalação de um Centro de Triagem e Observação Criminológica no Município de Itaitinga, a 34 km da Capital. A medida consta na Portaria nº 2/2014, publicada no Diário da Justiça Eletrônico nessa segunda-feira (27/01).
Iniciativa
De acordo com o documento, o Município ocupa localização estratégica por ficar nas proximidades dos grandes estabelecimentos prisionais que estão sob a jurisdição das Varas de Execuções Penais. Dessa forma, o Centro contribuiria para minimizar a lotação nas delegacias, em especial, a Delegacia de Capturas e Polinter, que abrigam presos provisórios autuados em flagrante antes do surgimento de vagas no sistema prisional. Além disso, possibilita que a transferência e o ingresso dos acusados se torne mais célere e sem grande ônus para o Estado.
Reorganização
A portaria proíbe a instalação do Centro de Triagem na Casa de Privação Provisória de Liberdade Luciano Andrade Lima (CPPL I ) e na Casa de Privação Provisória de Liberdade Desembargador Francisco Adalberto de Oliveira Barros Leal (CPPL de Caucaia), pois ambas têm instalações físicas ruins e, por esse motivo, encontram-se interditadas pela Corregedoria de Presídios de Fortaleza.

A iniciativa levou em consideração a problemática do sistema prisional e a tentativa de reorganizar a população carcerária das grandes unidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...