quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Desencontro: SDS e Prefeitura não se entendem sobre horário do Carnaval




O presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), Roberto Lessa, endossou o posicionamento de Felipe Carreras, secretário de Turismo e Lazer do Recife, de que o Carnaval da cidade não vai acabar mais cedo neste ano. “Não há novidades nos horários, é só pegar as duas grades e fazer uma comparação”, argumentou o gestor em conversa com o LeiaJá.
“Realizamos encontros com o pessoal da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE) como fazemos todo ano. Não estamos reduzindo o Carnaval do Recife em relação ao ano passado, muito pelo contrário. Teremos quatorze polos, dois corredores de animação e mais de duas mil apresentações. Não há mudanças efetivas, mas contamos com o apoio da SDS assim como acontece sempre. E digo ainda que a festa carnavalesca deste ano vai ser muito melhor do que a do ano passado”, completa o presidente da FCCR.
Mas de acordo com o coronel Walter Lima, designado pela SDS/PE para assuntos relacionados ao Carnaval, houve um acordo com a Prefeitura do Recife para que a festa começasse mais cedo este ano. “O tamanho será o mesmo. Na realidade estamos apenas seguindo uma recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e desde outubro estamos nos reunindo com representantes da Prefeitura do Recife. A ideia é que a festa comece mais cedo para terminar mais cedo”, afirma Lima. O coronel também afirmou que a Secretaria de Defesa Social “Convidou todas as secretarias envolvidas, mas a Secretaria de Turismo e Lazer não compareceu”.
No dia 4 de fevereiro deste ano o Diário Oficial de Pernambuco publicou uma recomendação do MPPE com recomendações para o Carnaval, com o intuito de impedir práticas abusivas que venham a produzir poluição sonora, afetar a mobilidade urbana, a segurança e a integridade física das pessoas. A recomendação orienta que a Lei 14.133/2010 (Lei de Grandes Eventos), que trata do horário e duração de eventos, o Código de Meio Ambiente Municipal (Lei 16.243/1996) e a Lei de Uso e Ocupação do Solo (Lei 16.176/1996) sejam respeitados neste período.
Após uma pesquisa nas programações de 2013 e 2014, em linhas gerais, LeiaJá constatou que de fato não há grande mudança nos horários do Carnaval do Recife deste ano em relação ao ano passado. Na maioria dos casos houve apenas um ajuste de 20 minutos para a entrada da última atração em alguns polos, a exemplo dos Descentralizados. A única mudança significativa acontece no Polo Marco Zero, no domingo e terça de Carnaval. Por lá, a última atração a subir ao palco de 2013 durante o domingo foi a banda Titãs, cujo show teve início às 3h. Já este ano, no mesmo dia, mas de 1h30, a Nação Zumbi começa o show que encerra a programação da noite. Já na terça-feira (4 de março) o tradicional Arrastão do Frevo vai começar desta vez às 3h, enquanto que na edição anterior teve início às 5h. (Leia Já)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...