sexta-feira, 28 de março de 2014

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

Sexta-feira, 28 de março de 2014

TODOS CONTRA DILMA
                A esperada queda de Dilma nas pesquisas, após as manifestações de junho do ano passado, não vieram com a força pretendida pela oposição que não vê a hora de retomar a chave dos cofres e das liberações das emendas parlamentares que seguem em mãos petistas desde que Lula subiu a rampa do Planalto, em 2002.
                Dilma conseguiu se recuperar, já que o abalo na credibilidade da classe política não é um privilégio só dela que, aliás, sempre foi e é muito criticada justamente por não ter perfil político e não saber lidar com as questões políticas como as velhas raposas como o próprio Lula e figuras como Eduardo Campos, este nascido e criado em uma família tradicional de políticos que nunca tiveram outro tipo de profissão. Talvez esse seja mesmo o segredo da recuperação de Dilma perante a opinião pública, não ser vista como mais uma política, mas alguém que tem tentado lutar contra as costumeiras políticas e armadilhas que os políticos impuseram como forma de governança imutável no País, a ponto de qualquer resistência criar oportunidade para uma “rebelião da base”.
                Cientes de que não podem atacar Dilma como política, pois não é dada as mesmas práticas dos políticos tradicionais e por isso é criticada por sua base e por seus opositores, agora, os insatisfeitos com a diminuição das mamatas, leia-se, os peemedebistas, aliam-se aos que querem tomar conta da fonte destas mesmas mamatas para atacar Dilma por todos os flancos. Encontraram na compra de uma Refinaria ocorrida durante o governo Lula, por recomendação de diretores indicados pelo PMDB e pelo PP e aprovada mediante pareceres fraudados por esses diretores por um Conselho Administrativo composto não apenas por Dilma, mas também por outras figuras ilustres da República, como o empresário Jorge Gerdau, a forma de atingir Dilma, em pleno voo de recondução ao Planalto. Aliás, bom que se diga, esse Gerdau é ninguém menos que o mentor e criador do modelo de gestão adotado pelos governos dos presidenciáveis Aécio Neves, em Minas Gerais e Eduardo Campos, em Pernambuco, através do Movimento Brasil Competitivo. Também é doador de dinheiro para a campanha de Luciana Genro, à Prefeitura de Porto Alegre, hoje candidata a vice-presidente, na chapa do PSOL com Randolfe Rodrigues, e ainda doador para a campanha de Ana Amélia para o senado, essa mesma que atualmente é pré- candidata ao governo do Rio Grande do Sul, pelo PP com o apoio do PSB, de Eduardo Campos.
                É, no mínimo, contraditório, que Randolfe, do PSOL, Ana Amélia, do PP e Rodrigo Rollemberg, do PSB e Jarbas Vasconcelos, do PMDB, denunciem somente a presidenta Dilma e poupem Jorge Gerdau a quem devem favores financeiros e até mesmo aqueles diretores e demais conselheiros indicados por seus partidos e que foram diretamente responsáveis pelas fraudes. Dá pra acreditar nesse povim?

CURTO CIRCUITO

• Refinaria.
O governo do Ceará tem todos os motivos para se preocupar com a tantas vezes prometida Refinaria Premium II. O governador Cid já cumpriu toda a sua parte. Agora, resta saber como uma Petrobras, descapitalizada, mergulhada em escândalos e caindo verticalmente no mercado, vai encontrar recursos para construir essa obra.

• E as parcerias?
Para os cearenses mais otimistas, se a Petrobras não tiver mesmo condições de arcar com a refinaria, a saída poderia ser firmar parcerias, principalmente com empresas e empresários estrangeiros. Só que, enquanto os asiáticos endinheirados são cismados com certas coisas do Brasil, os europeus, exceto alemães, só choram miséria.

• Finalmente.
Depois de quase oito anos de mandato, marcado por total fidelidade, o deputado Artur Bruno (PT-CE) é alçado à posição de vice-líder do PT na Câmara dos Deputados. Embora com uma atuação sem muita estridência e sem muitas idas à tribuna, Bruno teve um bom trabalho em várias Comissões Técnicas, com destaque a da Educação.

• Muito boa
Boa e oportuna a iniciativa do presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, de criar o Fórum Permanente Contra a Violência no Ceará. Com a participação de todas as instituições relacionadas com o setor, o Fórum terá reuniões semanais, onde serão apresentadas e analisadas sugestões para dar mais tranquilidade à nossa população.

Sugestões, informações   e críticas:
jbrontee@uol.com.br  ou
www.blogdabronte.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...