quinta-feira, 20 de março de 2014

Sobral sedia segunda série de painéis sobre Projeto Setores Portadores de Futuro da Mesorregião Noroeste


A Federação das Indústrias do Estado do Ceará(FIEC), tendo à frente o Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará(INDI), realiza a segunda série de painéis com especialistas do Projeto Setores Portadores de Futuro para o Ceará, no interior cearense e também na Região Metropolitana de Fortaleza,  entre os dias 18 e 28 de março. O painel da mesorregião Noroeste será realizado em Sobral, na próxima quinta-feira, dia 20 de março, no Centro de Convenções desse Município, com aproximadamente 40 representantes dos setores produtivos, governo, academia e do 3° setor já convidados. Depois das mesorregiões Noroeste e Sertões, serão realizados painéis na mesorregião Norte (São Gonçalo do Amarante), dia 26 de março, encerrando na mesorregião RMF, em Fortaleza, dia 28 de março. A primeira etapa dos painéis foi realizada em fevereiro últimos, em Em maio, será divulgada a publicação com os setores e áreas estratégicas escolhidas em todas as sete mesorregiões.

O Projeto Portadores do Futuro quer construir uma visão de futuro para a Indústria Cearense, em um horizonte temporal de 10 anos, mapeando as atividades produtivas alinhadas às tendências tecnológicas mundiais, de modo a contribuir com o desenvolvimento econômico do Estado  O Ceará é primeiro Estado do Nordeste, terceiro do país, a aplicar a metodologia do Projeto Setores Portadores de Futuro, desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná(FIEP).

 Este exercício de prospecção sobre o futuro tem por objetivo priorizar os setores industriais cearenses com maior potencial econômico no desenvolvimento do estado e de suas sete mesorregiões: Sul, Centro-Sul, Sertões,  Jaguaribe, Norte e Região Metropolitana de Fortaleza.   Nesse exercício, será possível projetar a posição dos setores industriais em relação às tendências tecnológicas internacionais.

A metodologia de trabalho compreende  ainda estudos de base sobre a economia e a indústria e também sobre tendências tecnológicas, sociais, e industriais internacionais. Esses estudos estão prontos e servirão de subsídio para a realização de painéis regionais compostos por formadores de opinião de cada região. Por região, estão sendo convidados especialistas que indicarão as tendências tecnológicas de maior atratividade para Região através de um questionário respondido em tablets.  

Esses encontros com especialistas são o ponto de partida de uma construção coletiva de uma visão de futuro para a Indústria do Ceará. Assim, será possível identificar setores e tendências tecnológicas que poderão se tornar alvos de estratégias e ações antecipadas para  cada região, por meio de Rotas Estratégicas, com o propósito de situar o Estado em posição competitiva de destaque, contribuindo para o desenvolvimento sustentável com maior igualdade regional.

O projeto é uma iniciativa do  Sistema FIEC, com realização do SENAI e do INDI, e apoio do SESI-CE, IEL-CE, e Fireso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...